31/12/2014 às 20:28

Desemprego em queda no DF

Capital alcançou menor percentual de desocupados em 20 anos e ultrapassou meta federal de inserções no mercado de trabalho local

Por Da Redação

 BRASÍLIA (31/12/14) – Mais de 180 mil empregos foram gerados nos últimos quatro anos. Hoje, o DF registra a menor taxa desemprego da história. Os resultados são fruto dos investimentos feitos pelo GDF no setor.

 

Segundo o Cadastro Geral de Emprego (Caged), do Ministério do Trabalho, Brasília é a segunda cidade que mais empregou no primeiro semestre de 2014, ficando atrás apenas de São Paulo. Em 2013, o DF ficou entre as cinco primeiras cidades que mais empregaram.

 

No mesmo ano, O GDF bateu o recorde, ultrapassando a meta do Ministério do Trabalho, que era de 13 mil inseridos no mercado de trabalho. Essas conquistas são creditadas às medidas tomadas pelo governo para estimular a geração de emprego na capital.

 

Uma das mais recentes ações, foi o GDF Junto ao Trabalhador que, por meio de uma Agência Modelo, oferece vagas de emprego, qualificação profissional, programa de microcrédito e atendimento ao artesão e ao trabalhador autônomo. O cidadão pode contar, ainda, com as 17 Agências do Trabalhador, que foram modernizadas.

 

A reforma incluiu a instalação de painéis de senha, novo sistema de rede e computadores, além da utilização do agendamento para dar entrada no seguro-desemprego. O agendamento desse último permite o atendimento com mais agilidade e evita fila nas agências.

 

Projovem Trabalhador – O GDF lançou o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, um programa de qualificação social e profissional que visa à capacitação de jovens entre 18 e 29 anos, dando a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. O programa beneficia desempregados que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.