31/12/2014 às 14:38

DF fecha o ano com mais uma unidade de conservação

Área equivalente a 60 campos de futebol visa preservar a Cachoeira do Tororó

Por Do Instituto Brasília Ambiental (Ibram)

BRASÍLIA (31/12/14) – O ano de 2014 está sendo fechado com chave de ouro para o meio ambiente do Distrito Federal. IsSo porque nesSa terça-feira (30), o secretário de Meio Ambiente, Paulo Lima, e o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis, receberam do Consórcio JCG/ Santa Mônica, a doação de terreno para a criação de uma nova unidade de conservação. Essa área, com 60 hectares (equivalente a 60 campos de futebol), às margens do Córrego Pau de Caixeta, era um pleito antigo da comunidade e visa à preservação da Cachoeira do Tororó.

 

Essa foi mais uma ação realizada pelo programa Brasília, Cidade Parque, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Esse projeto visa implementar os parques ecológicos do DF de forma sustentável e com o apoio de instituições públicas e privadas, utilizando de forma efetiva as compensações ambientais e florestais.

 

A nova unidade de conservação foi uma das condicionantes da licença ambiental concedida ao Consórcio JCG/ Santa Mônica, para a construção do Residencial Santa Mônica. Além da doação do terreno, a empreendedora irá desenvolver o plano de manejo e realizar obras de infraestrutura no valor de R$ 1 milhão, como a construção de guarita e o cercamento da área; além do plantio de 400 mil mudas.

 

“Estamos muito felizes, pois o importante deste ato foi que, além da transferência cartorial do terreno, é a existência de termo de compromisso garantindo investimentos iniciais para a implantação da unidade de conservação”, comemorou Nilton Reis. “Outra novidade é que essa será a primeira área registrada pelo Ibram. Todas as outras unidades do DF estão em nome da Terracap ou do Governo do Distrito Federal”, completou o presidente do instituto.

 

(C.C.)