31/12/2014 às 10:15

GDF em novo endereço

Centro Administrativo está pronto, e secretarias devem ocupar o espaço, mais moderno e de fácil acesso à população

Por Da Redação


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (31/12/14) – A administração do Distrito Federal está mudando de endereço. Um prédio novo, moderno e funcional foi totalmente construído nos últimos quatro anos, em Taguatinga, para abrigar cerca de 15 mil servidores. A melhor parte: o Governo do Distrito Federal não gastou um centavo com a obra, graças a uma Parceria Público-Privada (PPP).

 

O GDF vai investir apenas na contrapartida, que será paga mensalmente durante 21 anos, com o dinheiro que será economizado do aluguel de vários imóveis que hoje abrigam órgãos públicos. Após o término do prazo, o local será entregue em definitivo ao GDF.

 

Com a mudança de endereço para o novo Centro Administrativo, a economia com aluguéis e serviços de manutenção nesses prédios será em torno de R$ 10 milhões por mês, totalizando uma economia para o GDF de R$ 2,3 bilhões ao longo da concessão, segundo dados da Secretaria de Planejamento.

 

O local conta com 14 prédios no total – dez de quatro andares e quatro de 15 andares –, um prédio de governadoria com 7.541 m², centro de convivência, centro de convenções, marquise de 1.687 m², 61 mil m² de área verde, cerca de 3 mil vagas de estacionamento e bicicletário. A expectativa, porém, é que os servidores usem o transporte público.

 

Em frente ao novo centro há uma estação de metrô. Isso facilita o deslocamento, pois oferece condições para a mobilidade urbana. O complexo de prédios tem uma área de 182 mil m². No local haverá, ainda, um shopping com bancos, restaurantes e supermercado, beneficiando os servidores e o público que visitará a sede do governo.

 

Ter a maioria das secretarias centralizadas em um único local, e ainda de fácil acesso, facilitará a vida dos moradores de Brasília que necessitam de serviços e informações do governo. E também deve melhorar a comunicação interna do governo, já que a proximidade pode facilitar ações que dependem de mais de uma secretaria ou órgão.

 

O planejamento e o cronograma da construção seguem dentro do prazo previsto. Atualmente, 96% do empreendimento estão concluídos. Desde o último dia 04 de agosto, a Secretaria de Obras começou a receber a primeira etapa do empreendimento, correspondentes a 59 mil m².

 

A segunda etapa tem prazo contratual para ser entregue até junho de 2015. Centro Administrativo está pronto, e secretarias devem ocupar o espaço, mais moderno e de fácil acesso à população Levando desenvolvimento A região selecionada para a implantação do empreendimento foi o chamado Quadrante Sudoeste, que concentra a maior ocupação populacional do Distrito Federal.

 

A mudança para essa área vai gerar mais desenvolvimento para as regiões administrativas de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires, além de aliviar a pressão sobre a área tombada do Plano Piloto. O local escolhido para o Centro Administrativo passará a ser, assim, um novo polo de crescimento regional e trará mais equilíbrio e desenvolvimento para todo o Distrito Federal.