31/12/2014 às 14:04

Geladeira e lâmpadas novas

GDF trocou 29 mil refrigeradores antigos por modelos mais econômicos para reduzir o consumo de energia

Por Da Redação

BRASÍLIA (31/12/14) – Para diminuir o gasto com a conta de energia e promover o consumo consciente, o GDF substituiu, ao longo de quatro anos, 29 mil refrigeradores e cerca de 520 mil lâmpadas de famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia em todo o DF.

 

A troca faz parte do projeto Cidadania com Energia, que beneficia diretamente as famílias mais carentes. Com isso, a CEB substitui lâmpadas incandescentes por modelos econômicos e troca refrigeradores com mais de 10 anos de uso por novos e de baixo consumo, o que resulta em uma conta de energia mais barata.

 

As novas geladeiras consomem, em média, 40% a menos que uma geladeira antiga. As lâmpadas, por sua vez, reduzem em até 80% os gastos com energia. O programa do GDF atende às exigências da Lei 9.991/00, que determina a aplicação de 0,5% da Receita Operacional Líquida das empresas fornecedoras de energia em projetos de eficiência energética, e, desse percentual, 60% devem contemplar a população de baixa renda.

 

O motorista aposentado Tarcisio Carvalho de Oliveira, 68 anos, foi um dos beneficiados com o projeto. “É muito bom ver governos que fazem o bem para as pessoas menos favorecidas. Muita gente por aqui estava com uma geladeira sucateada, que consumia muita energia, e trocou por um aparelho novinho, como eu”, comemora o morador de Samambaia, destacando a economia na conta de energia.

 

Além de Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Varjão, Areal e São Sebastião também fizeram a troca. Não é necessário procurar a CEB para se cadastrar. A seleção é feita por uma equipe de pessoas da própria comunidade.

 

Coordenado por uma agente social, o grupo visita as casas das áreas mais carentes de cada região e seleciona quais geladeiras devem ser trocadas. As residências selecionadas são visitadas por um técnico da CEB, que faz a verificação da real necessidade da troca. Se aprovada, o eletrodoméstico recebe um selo que deve permanecer intacto até o dia previsto para a distribuição.