07/01/2015 às 15:32

Polícia Militar tem novo comandante-geral

Programa Pacto pela Vida e recomposição dos efetivos estão entre as prioridades do coronel Florisvaldo Ferreira Cesar

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

BRASÍLIA (7/1/15) – Aproximar a polícia da população do Distrito Federal é o primeiro compromisso firmado pelo novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Florisvaldo Ferreira Cesar. Ele assumiu a função, nesta quarta-feira (7), em cerimônia na Academia de Polícia Militar de Brasília, na presença do governador Rodrigo Rollemberg e outras autoridades. A adequação do número de militares nas ruas e a melhor utilização dos postos policiais também estão entre as metas.

 

O novo comandante-geral anunciou ainda que os 750 policiais em curso de formação assumirão suas funções efetivas em abril para trabalhar exclusivamente nas ruas. “Nenhum policial ficará na função administrativa.” Será apresentado pelo militar nos próximos dias um plano de recomposição dos efetivos, que será discutido com o governo de forma a complementar e a ampliar o número de policiais nas comunidades.

 

Durante a solenidade, o chefe do Executivo afirmou que, em relação à segurança, o grande desafio será a instituição do programa Pacto pela Vida, política de segurança do DF baseada no tripé prevenção, combate ao crime e inteligência. “Nossa meta é diminuir os homicídios, os crimes violentos e melhorar a sensação de segurança”, disse.

 

No momento da transmissão de cargo, o ex-comandante-geral da PMDF, coronel Anderson Carlos Castro Moura, falou das dificuldades e das vitórias durante sua gestão. “Há pouco mais de um ano, aceitei esse desafio e permaneci fiel aos meus princípios e ideais. A jornada não foi fácil. Tenho certeza de que o novo comandante enfrentará essa luta com muita competência.”

 

Perfil do novo comandante-geral da PMDF


Florisvaldo Ferreira Cesar, de 44 anos, nasceu em Brasília. Foi chefe do Departamento Operacional da PMDF e chefiou o Comando de Policiamento Regional Metropolitano durante a realização da Copa do Mundo de 2014. Foi comandante do Batalhão de Taguatinga.

 

O coronel integra a PMDF desde 1990 e tornou-se coronel em dezembro de 2013. Participou de missões de paz das Nações Unidas na Sérvia (2004–2005) e em países da África (2009–2010). É formado em política e estratégia pela Escola Superior de Guerra e bacharel em segurança pública pela Academia de Polícia Militar do DF. Tem pós-graduação em direito internacional dos conflitos armados pela Universidade de Brasília (UnB).