08/01/2015 às 16:06

Diretor-geral da Polícia Civil toma posse

Prioridade da nova gestão é resgatar o sentimento de segurança do cidadão

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

BRASÍLIA (8/1/15) — Em cerimônia no complexo da Polícia Civil do Distrito Federal, o novo diretor-geral da corporação, Eric Seba de Castro, tomou posse nesta quinta-feira (8) e disse que sua prioridade é resgatar o sentimento de segurança na capital. Minutos após assumir o cargo, ele se reuniu com o governador Rodrigo Rollemberg, o secretário de Segurança Pública e Paz Social, Arthur Trindade, e o primeiro escalão da PCDF para discutir as primeiras ações.

 

Seba prometeu pequenas mudanças na estrutura da corporação e garantiu que metade do primeiro escalão será mantida. “As equipes novas demoram no mínimo 90 dias para se ambientar com o trabalho. Então, não tem porque mudar as pessoas que estão indo bem.” Estreitar ainda mais a relação entre as polícias Militar e Civil também está entre os projetos do diretor-geral.

 

Durante a reunião, o governador afirmou que a PCDF terá total autonomia. Além disso, ressaltou que a redução dos homicídios e o estabelecimento da paz social são os dois primeiros princípios norteadores do programa Pacto pela Vida, que visa integrar as forças de segurança com o envolvimento de todos os níveis governamentais.

 

“Seba é filho de Brasília, conhece muito bem a realidade da cidade. Na escolha do diretor-geral, foram levadas em conta as informações sobre conduta, carreira, respeito e compromisso pela segurança, pela Polícia Civil e por Brasília. Tenho convicção de que a união das polícias, sob a liderança do Eric Seba, vai melhorar significativamente a segurança pública do DF”, disse Rollemberg.

 

Perfil

Eric Seba de Castro, 52 anos, ingressou na Polícia Civil do DF em 1985 no cargo de agente e, em 1992, tornou-se delegado. Formado em direito, chefiou delegacias como a de Roubos e Furtos e a de Taguatinga, além da Divisão de Repressão ao Sequestro. Antes de assumir o atual cargo, era responsável pela Coordenação de Polícia Metropolitana.