14/01/2015 às 15:36

Rodrigo Rollemberg anuncia novos dirigentes da Agricultura

Secretário da pasta e gestores da Emater e da Ceasa citam suas prioridades

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 18 de fevereiro de 2015, às 14h47:

Os novos dirigentes da Agricultura do Distrito Federal foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (14), em solenidade no Clube dos Servidores, ao lado do Parque Estação Biológica, na Asa Norte. José Guilherme Leal assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Argileu Martins da Silva, a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e Renato de Lima Dias, a presidência da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa).

José Guilherme Leal afirmou que a regularização das áreas rurais é a prioridade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Esse é um processo que foi iniciado na gestão anterior. Temos mais de seis mil áreas de produção no DF. Dessas, 500 têm apenas contratos de concessão de uso, que não são definitivos”, afirmou o secretário.

A manutenção corretiva das estradas rurais também está entre as primeiras ações. “Estamos encomendando um levantamento da situação das estradas rurais do Distrito Federal. A partir do resultado, trabalharemos com o pouco de máquinas que temos aqui e com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para fazer a manutenção corretiva nos principais trechos”, disse. O secretário ainda citou que o foco será onde tem escoamento de produção e nos acessos às escolas rurais.

O novo dirigente da Emater-DF elogiou a organização da empresa em relação ao quadro de servidores e disse que tudo fará para que o DF seja uma referência nacional no quesito de segurança hídrica e alimentar. Renato Dias, da Ceasa-DF, destacou que o objetivo será prestar um serviço de qualidade no abastecimento alimentar. “Tudo tem que funcionar de maneira adequada, desde a chegada dos produtos até a venda ao cliente.”

Estiveram presentes na solenidade o governador Rodrigo Rollemberg e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.