23/01/2015 às 16:13

Caesb é a que menos perde água no País

Posição incentiva a promoção de programas para atingir meta de 20%

Por Da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal

BRASÍLIA (23/1/2015) — A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal — Caesb apresentou o menor índice de perda de água entre as companhias estaduais de saneamento do País. O índice foi de 27,3%, divulgado pelo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. A perda total de água no sistema se dá, em geral, por submedição no hidrômetro e vazamentos, além de ligações clandestinas e fraudes.


A gestão de perdas de água tem papel fundamental nas ações estruturantes realizadas pela Caesb. A companhia tem investido cada vez mais em ações para a melhorar esse quesito tão importante para a sustentabilidade da prestação de serviços e para a modernização de todo o sistema de saneamento. A meta da empresa, para os próximos cinco anos, é reduzir esse índice a um patamar inferior a 20%.


No ano passado, a Caesb contratou financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que vai proporcionar recursos para atacar o problema da perda de água e melhorar os índices atuais da companhia. Para reduzir os vazamentos, a Caesb vai monitorar o funcionamento da rede de modo que as equipes de manutenção atuem o mais rapidamente possível na sua correção. Além disso, serão tomadas providências como a redução da pressão na rede e a pesquisa de vazamentos que não são visíveis nas ruas por meio de aparelhos de detecção. Para situações mais problemáticas, parte do financiamento será aplicada na substituição de trechos de redes e ramais de ligação em diversas cidades.


O coordenador de gestão de perdas da Caesb, Luiz Carlos Itonaga, ressaltou que historicamente o Distrito Federal sempre teve índices baixos de perda de abastecimento. “Desde a publicação do relatório do SNIS, a Caesb tem tido destaque com seus indicadores. Com esse financiamento, serão investidos aproximadamente 130 milhões de reais nos próximos 5 anos no programa de redução de perdas, e a expectativa é que os indicadores no Distrito Federal se estabilizem em um patamar abaixo de 20% após sua conclusão”, informou.


Melhoria na gestão de perdas
A Caesb, mesmo tendo obtido o menor índice de perdas do País, tem desenvolvido ações visando à melhoria na gestão de perdas. Exemplo disso é a realização do programa de substituição de hidrômetros, com duração estimada de 24 meses. Serão substituídos 351 mil hidrômetros em todo o DF. O programa vai custar 70 milhões de reais e já teve início no Guará e Taguatinga. Até hoje já foram trocados 5 mil equipamentos.


O objetivo do programa é revitalizar e atualizar tecnologicamente o parque de hidrômetros da companhia, buscando com isso maior qualidade e precisão na medição do consumo de água. A Caesb adquiriu 115 mil hidrômetros, e, para atender as demais necessidades, a empresa já possui processos licitatórios concluídos, aguardando somente a demanda e o fornecimento. E, somado a isso, será realizado um grande esforço no combate às ligações irregulares em todo o Distrito Federal.


Segundo o coordenador de perdas, Luiz Itonaga, é importante entender que perdas de água não são apenas vazamentos na rede. “As perdas são calculadas pela diferença entre a quantidade de água que entra na rede e a quantidade que é consumida pela população. Como se de quantidades medidas, então, parte das perdas são relacionadas com o problema de medição. Se o hidrômetro mede menos que o consumo correto, ocorre perda, além de incentivar indiretamente o desperdício. Portanto a medição correta tem dois aspectos importante: a redução da perda e o consumo consciente da água”, disse.


O que a Caesb pretende com esse programa é agregar tecnologia e métodos que nivelem o serviço de abastecimento de água do Distrito Federal aos melhores padrões internacionais. O principal reflexo para a população será a redução de perdas o que garante o abastecimento contínuo, mesmo nos períodos de estiagem, onde há aumento de consumo.

Mais informações para a imprensa: José Carlos Barroso – 3213.7117 e 9996.4941