30/01/2015 às 10:45

Olhos d’Água estará fechado na segunda-feira (2)

Portões reabrem no dia seguinte, após manutenção de rotina

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília, com informações do Instituto Brasília Ambiental


. Foto: Toninho Tavares / Agência Brasília

BRASÍLIA (30/1/2015) — Na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, os portões do Parque OIhos d’Água serão fechados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para serviços de manutenção de rotina, como poda e roçagem da vegetação. Na terça-feira (3), o parque — localizado na 413/414 Norte — reabre normalmente, das 6 h às 19h30.

Totalmente cercado e com seguranças trabalhando as 24 horas, o Olhos d’Água tem pista de cooper de 2,1 quilômetros, parque infantil, circuito de exercícios, trilhas internas, relógio de sol e área de preservação ambiental. Também apresenta um pequeno lago, conhecido como Lagoa dos Sapos, e flora típica do Cerrado, além de algumas espécies da vegetação identificadas por placas, como as trepadeiras papo-de-peru e o angico-do-cerrado. A fauna inclui peixes, aves, anfíbios, répteis, invertebrados e pequenos mamíferos.

Atividades culturais
Com média de 800 frequentadores nos fins de semana e 500 de segunda a sexta-feira, o parque é palco para atividades culturais — espetáculos teatrais e musicais — e programas mais alternativos, como encontros de ioga, tai chi chuan e meditação. As programações culturais são desenvolvidas pela comunidade, sob autorização do Ibram. O Instituto analisa os projetos a serem realizados e incentiva as práticas, depois de constatar que não haverá danos para a fauna, a flora e a infraestrutura do parque.