30/01/2015 às 22:32

Sexta-feira tem mais polícia nas ruas

Operação da PM desloca militares da área administrativa para reforçar a segurança nas regiões administrativas de Brasília

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Desde o início do ano, as sextas-feiras são atípicas no setor da segurança pública. Nesses dias, ocorre a operação RIC (Redução dos Índices de Criminalidade), em que militares das áreas burocráticas da Polícia Militar do DF são remanejados para reforçar o policiamento nas ruas. Os serviços administrativos ficam reduzidos, e Brasília, com mais PMs e viaturas.

Hoje, somente o 3º Batalhão de Polícia Militar ganhou reforço de 64 policiais. Com os 29 do batalhão, 93 militares estavam nas ruas — a operação ocorre das 15 às 21 horas. O 3º Batalhão é responsável pela segurança da Asa Norte, do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan), do Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), da Granja do Torto, da Vila Planalto, da Universidade de Brasília e do Setor de Clubes Norte.

Na sexta passada, o batalhão trabalhou com 104 PMs. O tamanho do reforço varia a cada semana. O objetivo é aumentar o efetivo nas ruas para, assim, elevar a sensação de segurança da população.

Para o microempresário Romero Morais de Oliveira, de 52 anos, funcionou. Ele trabalha com aluguel de pedalinhos no calçadão da Orla Norte do Lago Paranoá (próximo ao Lago Norte) há um ano e meio. “A presença de uma única viatura muda totalmente o ambiente”, reconhece ele, que percebeu a diminuição de furtos e de roubos a carros no estacionamento desde que o lugar passou a ser mais visitado pela PMDF: “Depois que eles vêm aqui, ficamos alguns dias ainda com o clima mais calmo”.

Galdino Rodrigues Rebolças, de 49 anos, aluga caiaques na orla há quatro anos e também está animado com a abordagem policial: “Eu tinha que fazer amizade com os bandidos para não ter problemas aqui, mas, agora, isso vai mudar”.

A operação RIC ocorre toda sexta-feira nas regiões administrativas do DF.