01/02/2015 às 19:51

Operações e policiamento ostensivo são reforçados no fim de semana

Ações em pontos estratégicos e presença intimidatória compõem estratégia da Polícia Militar

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares / Agência Brasília

Com bloqueios e blitze simultâneos em pontos-chaves de todas as cidades do Distrito Federal, a Polícia Militar encampou neste sábado (31) e domingo (1º) a operação Cerco Total pelo terceiro fim de semana consecutivo. A ação ocorreu na sequência da operação RIC (Redução dos Índices de Criminalidade), realizada na sexta-feira (30), que retirou militares das áreas burocráticas para reforçar o policiamento nas ruas. A Cerco Total e a RIC têm como princípio comum a operação Visibilidade, que, para reforçar o combate ao crime, investe na presença ostensiva dos policiais como meio de prevenção das ocorrências.

“A ostensividade é essencial para a polícia aparecer, intimidar os criminosos”, explica o chefe do Departamento Operacional da PM, coronel Mauro Lemos. Segundo ele, a corporação pretende manter durante todo o ano o esquema de operações iniciado em janeiro, com ações em todos os fins de semana e em pelo menos um ou dois dias da semana.

O coronel Lemos detalha que mesmo nos dias em que nenhuma operação esteja em andamento, todo o policiamento ordinário deve estar focado na ostensividade, como prega a Visibilidade. Na prática, isso significa viaturas com os rotolights sempre ligados e policiais de colete refletivo, entre outros pontos. O reforço visual e dos efetivos é uma das estratégias já colocadas em prática para as ações da corporação em 2015.

Leia também:

Sexta-feira tem mais polícia nas ruas