04/02/2015 às 18:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

TCU dá posse a Vital do Rêgo Filho

Em seu discurso, ministro destacou a importância do desafio assumido. Cerimônia teve a participação do governador Rodrigo Rollemberg entre as autoridades

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

BRASÍLIA (4/2/2015) — O ex-senador Vital do Rêgo Filho tomou posse no cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (4). Ele substitui o agora aposentado José Jorge de Vasconcelos. Compondo a mesa de autoridades, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, foi lembrado pelo novo ministro como um de seus grandes colaboradores nos tempos de Senado Federal.
 

Ao som de ABC do Sertão, do também nordestino Luiz Gonzaga, o paraibano recebeu a vestimenta tradicional dos ministros da casa e, após receber as boas-vindas do presidente, Aroldo Cedraz, iniciou seu discurso — durante o qual descreveu o grande desafio do cargo. “Estou aqui para ajudar o tribunal não apenas a apontar problemas, mas para mostrar como resolvê-los”, enfatizou Vital do Rêgo Filho.
 

Participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
 

Trajetória

Nascido em família de políticos, Vital do Rêgo Filho formou-se em direito e medicina. Na década de 1980, participou do movimento estudantil e, em 1988, elegeu-se vereador em Campina Grande (PB), sua cidade natal. Foi deputado estadual e deputado federal antes de integrar o Senado em 2011, onde atuou até dezembro passado.
 

Durante sua passagem pelo Congresso Nacional, o ministro presidiu comissões importantes, como a de Constituição, Justiça e Cidadania; a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras em 2014; e a CPMI do Cachoeira em 2012. Também foi relator da reforma do Código de Processo Civil e do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015.
 

Em 19 de dezembro, o nome de Vital do Rêgo Filho foi publicado no Diário Oficial da União para assumir uma vaga de ministro do TCU.