Brasília será a primeira cidade do Hemisfério Sul a sediar o evento

" /> Brasília será a primeira cidade do Hemisfério Sul a sediar o evento

">

10/02/2015 às 17:17

Governo faz reunião preparatória do 8º Fórum Mundial da Água

Brasília será a primeira cidade do Hemisfério Sul a sediar o evento

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

BRASÍLIA (10/2/2015) — O governo do Distrito Federal deu a largada à preparação da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2018 em Brasília, a primeira cidade do Hemisfério Sul a sediar o evento. O evento reúne estudiosos, governos, empresas e a sociedade para, juntos, compartilharem problemas e soluções relacionadas aos recursos hídricos. A três anos do fórum, o governador Rodrigo Rollemberg e equipe se reuniram nesta terça-feira (10) com representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Conselho Mundial da Água para começar a acertar detalhes do evento.

“A água é um tema estratégico para o mundo e será uma das áreas prioritárias do nosso governo. Nós queremos desenvolver atividades de preservação e recuperação de nascentes e de uso sustentável da água desde já, para que Brasília possa receber o Fórum Mundial das Águas em 2018, sendo um exemplo na utilização sustentável de nossos recursos hídricos”, disse Rollemberg após a reunião.

No encontro foram acertados detalhes para a assinatura do acordo que norteará o evento. O documento será firmado entre o Conselho Mundial da Água, o governo do Distrito Federal e os Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. “O tempo da água barata, da água fácil, disponível, está acabando. Temos que ser mais eficientes, usá-la de forma racional e trabalhar no sentido de aumentar a segurança hídrica. A classe política está entendendo isso e a população também”, comentou o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, André Lima, é possível que já no próximo mês o Conselho de Recursos Hídricos do DF discuta o mapa preparatório para 2018. “A ideia é que a gente tenha toda uma agenda de trabalho que faça com que o DF não só não entre na crise (hídrica) — porque ele não está na crise —, mas que possa servir de exemplo para o Brasil e para a América Latina em matéria de gestão da água”, disse.

O titular da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, destacou a variedade de participantes do Fórum Mundial da Água. “É um evento múltiplo, que vai reunir toda a sociedade e todo o mundo oficial em torno de temas relacionados à água. Serão comparadas experiências, apresentados casos de sucesso e discutidos temas em comum, que afetam mais de um país.”

Também estiveram na reunião, na Residência Oficial de Águas Claras, o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinícius Benevides, o secretário de Turismo, Jaime Recena, o presidente da Agência Nacional de Águas (Ana), Vicente Andreu, além de diretores e técnicos das instituições.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos. Em 2015, será sediado nas cidades de Daegu e Gyeongbuk, na Coreia do Sul, em abril. Na edição anterior, em 2012, o evento aconteceu em Marselha, na França, e recebeu cerca de 35 mil pessoas para 400 sessões temáticas, debates, conferências sobre os recursos hídricos.