Representantes da instituição também agradeceram apoio recebido do governador para fortalecê-la

" /> Representantes da instituição também agradeceram apoio recebido do governador para fortalecê-la

">

11/02/2015 às 22:35

Defensoria Pública apresenta a Rollemberg metas dos próximos 2 anos

Representantes da instituição também agradeceram apoio recebido do governador para fortalecê-la

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

BRASÍLIA (11/2/2015) — Representantes da Defensoria Pública do Distrito Federal apresentaram ao governador Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (11), metas para o biênio 2015-2016 e elogiaram o empenho do chefe do Executivo em fortalecer a instituição. “Eles vieram agradecer as medidas que tomamos nesses primeiros 40 dias de governo, sobretudo a contratação de novos defensores”, informou o governador. Durante a visita, Rollemberg pediu auxílio da categoria no mutirão de pagamento de dívidas fiscais, que ocorrerá de 18 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
 

“Para nós é uma alegria a maneira como o governador tem prestigiado a Defensoria Pública. Acreditamos que, nesses quatro anos, vamos não só crescer como instituição, mas também colaborar com o sucesso dessa gestão”, ressaltou o defensor público-geral do DF, Ricardo Batista Sousa. O reconhecimento formal da autonomia da Defensoria Pública e a suplementação orçamentária que permitirá a nomeação, prevista para junho, de nove defensores públicos — ampliando o quadro para 200 profissionais — foram citados por Sousa como as principais contribuições do governador para a categoria.
 

A instalação de um núcleo de referência na Casa da Mulher Brasileira também faz parte do planejamento da Defensoria Pública. A proposta é prestar apoio jurídico e psicossocial, com psicólogos e assistentes sociais. “Vamos oferecer não só atendimento processual, mas todo o acolhimento e orientação de que a mulher precisar ao buscar a casa”, adiantou Sousa. Entre os projetos da defensoria para os próximos dois anos está, também, a construção da sede definitiva, em terreno próximo à terceira ponte — iniciativa mais ambiciosa e apoiada pelo governador, segundo o defensor público-geral.
 

Leque de atuação
A defensoria atende, principalmente, às áreas de família — questões relativas a alimento, divórcio, regulamentação de visitas e guarda — e criminal. O leque de atuação da instituição, no entanto, é bem mais amplo. Ela também oferece atendimento a idosos, a mulheres vítimas de violência, à população de rua e aos consumidores, além de tratar de questões cíveis, contratuais e de adoção de crianças. “Prestamos, ainda, atendimento itinerante, que observa questões fundiárias e de habitação; enfim, tudo aquilo que, de certa maneira, envolve o dia a dia do cidadão nos seus direitos fundamentais”, explicou Sousa.