Entre 160 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, quatro foram presos. No Eixo Monumental, um motociclista morreu ao tentar fugir de uma viatura

" /> Entre 160 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, quatro foram presos. No Eixo Monumental, um motociclista morreu ao tentar fugir de uma viatura

">

15/02/2015 às 15:13

Detran e PMDF divulgam balanço da folia

Entre 160 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, quatro foram presos. No Eixo Monumental, um motociclista morreu ao tentar fugir de uma viatura

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

BRASÍLIA (15/2/2015) — Entre sexta-feira (13) e a madrugada deste domingo (15), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia Militar registraram 160 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Dos 105 condutores abordados pelo Detran, quatro foram presos de imediato, após os resultados dos níveis de ingestão alcoólica durante o teste do bafômetro.
 

“Em virtude de uma atuação ostensiva e prévia, podemos dizer que tem sido um carnaval tranquilo em relação a anos anteriores”, avaliou o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Silvair Fonseca. Por falta de habilitação, manobras perigosas, estacionamentos irregulares, alcoolemia e demais infrações, 179 veículos foram removidos. Desde o início da operação pré-carnaval, em 6 de fevereiro, aconteceram 587 encaminhamentos de carros para depósito, com 208 autuações de motoristas.
 

A operação Álcool Zero, do Batalhão de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar, fez 180 notificações, com a constatação de 47 condutores sob efeito de álcool e 20 veículos enviados para depósito. A corporação montou três blitze, com 32 policiais em ação, no viaduto da entrada de Taguatinga, no Gilberto Salomão e na entrada do Varjão.
 

A Polícia Militar garante que vai estar em todos os eventos públicos do DF e avisa: “Sabemos que carnaval é um período para festejar, mas é fundamental que isso seja feito com moderação e, em se tratando de condutores de veículos, sem o abuso de álcool”, ressaltou o soldado Fábio Evangelista.
 

O registro mais negativo aconteceu durante a madrugada deste domingo (15), no Eixo Monumental. Ao tentar fugir de uma viatura do Detran, um motociclista morreu ao chocar a moto a um poste de energia. Segundo relatos de agentes, ele fazia manobras e guiava de maneira imprudente.
 

Efetivo
Para garantir a segurança das pessoas que forem aos blocos de carnaval de rua espalhados pelo DF, o Detran está com 350 agentes divididos entre os quatro dias de folia, com cerca de 50 viaturas diárias, além de sete guinchos e um helicóptero. Já a Polícia Militar vai mandar às ruas 1.292 soldados, em 84 viaturas, além de 15 bases móveis e 40 motos.