Número de chamadas para o Cisdeca caiu de 44 para 29

" /> Número de chamadas para o Cisdeca caiu de 44 para 29

">

24/02/2015 às 13:59

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes diminuem no carnaval

Número de chamadas para o Cisdeca caiu de 44 para 29

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

BRASÍLIA (24/2/2015) — “Apesar da redução do número de denúncias, não podemos dizer que isso signifique redução de casos de violência. Nosso desafio é ampliar a divulgação do telefone do Cisdeca [Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente] para que mais pessoas relatem e denunciem”, explica a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis. Foram 29 denúncias este ano contra 44 do ano passado.

O Cisdeca é um telefone exclusivo do governo do Distrito Federal que comunica a denúncia de violação ao conselheiro tutelar da região plantonista. O serviço funciona 24 horas e tem reforço à noite, das 18 h às 8 h, sábados, domingos e feriados — período em que os conselhos tutelares estão fechados.

Integrado ao Disque 100, do governo federal, o Cisdeca participou da campanha nacional de carnaval pelo fim da violência contra crianças e adolescentes, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que teve como lema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”.

Considerando que uma denúncia pode registrar mais de um tipo de violação, foram comunicados 22 relatos de negligência, 13 de violência física, 15 de violência psicológica, seis de violência sexual, um de violência institucional e duas denúncias de trabalho infantil, sendo 18 vítimas do sexo masculino e 16 do sexo feminino.

Ao receber a denúncia, o servidor da Cisdeca encaminha o relato ao conselheiro tutelar de plantão, que fará o comunicado à polícia para apuração do caso. Se for necessário, a criança ou adolescente é retirada da família e a Vara da Infância e da Juventude é comunicada para demais providências.

 

TIPO DE VIOLAÇÃO  TOTAL DE REGISTROS
Negligência  22
Violência Física  13
Violência Psicológica  15
Violência Sexua  16
Violência Institucional   1
Trabalho Infantil  2