Cidade chegou a registrar 94 casos de dengue entre janeiro e o começo de fevereiro no ano passado

" /> Cidade chegou a registrar 94 casos de dengue entre janeiro e o começo de fevereiro no ano passado

">

26/02/2015 às 14:21

Dia D contra dengue e febre chikungunya no Gama

Cidade chegou a registrar 94 casos de dengue entre janeiro e o começo de fevereiro no ano passado

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A comunidade do Gama se reuniu em prol de uma boa ação esta manhã (26). Membros da administração regional, Secretaria de Saúde, Bombeiros e Polícia Militar discutiram com a população da cidade a importância do combate à dengue e à febre chikungunya. No ano passado, entre janeiro e o começo de fevereiro, a cidade registrou 94 casos de dengue. O número caiu para 14, se comparado ao mesmo período deste ano.

“Estamos trabalhando para evitar surtos. Combate à dengue é mobilização. O governador, Rodrigo Rollemberg, está empenhado nesse tema, reuniu todos os prefeitos da região do Entorno, e esses prefeitos aderiram à nossa mobilização”, disse o vice-governador, Renato Santana, que também estava presente no chamado Dia D de Combate à Dengue e à Febre Chikungunya.

Como parte do trabalho rotineiro de combate a essas duas doenças, 48 agentes trabalham na mobilização da comunidade. Eles são divididos por zonas e passam de casa em casa abordando a população e procurando possíveis larvas do Aedes aegypti. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, Jose Correa, “a ideia é destruir qualquer foco do mosquito e orientar os moradores a evitar o acúmulo de água parada”.

Reforço
No começo da semana, o governo do Distrito Federal recebeu o apoio de cem militares do Exército para trabalhar no combate à dengue e à frebre chikungunya. A tropa passará por um treinamento com servidores da Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros, entre os dias 3 e 6 de março, e depois disso reforçarão os atuais grupos que atuam na cruzada contra o Aedes aegypti.

Na terça-feira (24), o governador Rodrigo Rollemberg reuniu-se com cerca de 90 pastores evangélicos para pedir que, durante o culto nas igrejas, eles falem aos fiéis sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Professores
Um grupo de cerca de 20 professores aproveitou a ocasião para reivindicar o pagamento integral das dívidas deixadas pelo governo anterior, que incluem férias e décimo terceiro salário. O vice-governador falou à categoria e garantiu que o governo está trabalhando pelo fim da crise. Amanhã (27), o governo do Distrito Federal voltará a receber representantes da categoria para nova reunião, quando apresentará dados financeiros do DF de forma transparente.

Leia também:
Luta contra a dengue ganha adesão de evangélicos
Reforço de cem militares no combate à dengue e à chikungunya
Professores mantêm paralisação até a sexta-feira