26/02/2015 às 17:30

Justiça Comunitária oferece curso sobre combate ao racismo

Iniciativa abre espaço de reflexão sobre o preconceito. Inscrições são gratuitas

Por Da Agência Brasília, com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

O programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), está com inscrições abertas para o curso Combate ao Racismo: Qual o seu Papel Nessa História? As aulas serão ministradas neste sábado (28), das 8h30 às 18 horas, no Instituto de Educação Superior de Brasília — IESB, campus Ceilândia, QNN 31, Área Especial, Ceilândia Norte.

Além da mediação de conflitos na comunidade e da animação de redes, o programa Justiça Comunitária tem como pilar a educação para os direitos. Nesse propósito, o curso busca trazer informações e esclarecimentos sobre o tema racismo e abrir espaço de reflexão para a comunidade sobre o preconceito racial e os prejuízos que ele traz.

Parcerias
O curso oferecido é fruto de parceria do Eurosocial — programa de cooperação técnica financiado pela União Europeia — com a Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, que traz como proposta a discussão do assunto em todos os núcleos de Justiça Comunitária do Brasil. O curso marca o nascimento de outra parceria: a do programa Justiça Comunitária com o governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Serão abordados os seguintes temas: Como Funciona o Racismo; A Construção do Racismo como Fato Social; O Racismo em nossas Vidas; A Luta contra o Racismo no Brasil: Movimento Antirracista – História e Questões Atuais; e As Ações da Sociedade Civil e do Estado no Combate ao Racismo no Distrito Federal.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail amanda.maciel@tjdft.jus.br
 

Curso Combate ao Racismo: Qual o seu Papel Nessa História?

28 de fevereiro de 2015 (sábado)

Das 8h30 às 18 horas

Instituto de Educação Superior de Brasília — IESB, campus Ceilândia, QNN 31, Área Especial, Ceilândia Norte

Inscrições gratuitas, pelo e-mail:amanda.maciel@tjdft.jus.br