02/03/2015 às 12:40

Governo recebe manifestantes de área invadida no Sol Nascente

Moradores bloquearam trânsito do Eixo Monumental nesta manhã

Por Da Agência Brasília

Cerca de 100 moradores de uma área pública invadida no Setor Sol Nascente, conhecida como Nova Jerusalém, em Ceilândia, fecharam o trânsito do Eixo Monumental em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, no início desta manhã. Eles cobram a regularização da área onde moram 400 famílias. Neste momento, um grupo está sendo recebido pelo secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, e pelo subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino Ribeiro, no Palácio do Buriti.

Conforme anunciado em 4 de fevereiro pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), a ocupação deverá ser removida ainda hoje para dar espaço a equipamentos públicos (como escola, hospital, delegacia, entre outros a ser definido). No mesmo dia em que foi anunciada a derrubada da ocupação, foi iniciada a remoção de uma área vizinha, também em situação irregular, onde funcionará uma bacia de drenagem de águas pluviais.

A Agefis informou que a operação de remoção da área no Sol Nascente foi autorizada para começar ainda nesta manhã. Policiais, maquinário e funcionários do órgão já estão no local. Já o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está na área desde a última sexta-feira (27) para garantir a segurança da operação. Os moradores do condomínio estão armando barricadas para impedir a ação. De acordo com o subsecretário Acilino Ribeiro, no entanto, nada deverá ser feito até o final da reunião com o grupo de moradores.

Os manifestantes chegaram por volta da 1 h em um ônibus e dormiram em frente ao Palácio do Buriti. Por volta das 6 h eles bloquearam todas as pistas do Eixo Monumental em frente ao TJDFT, sentido Rodoferroviária-Torre de TV. Às 7h30, eles liberaram três das seis vias e voltaram a fechar às 8 h. O grupo usou faixas e galhos de árvore durante o protesto.