Entre outras razões, queda nos índices foi atribuída à presença mais efetiva da polícia nas ruas

" /> Entre outras razões, queda nos índices foi atribuída à presença mais efetiva da polícia nas ruas

">

03/03/2015 às 15:08

Criminalidade no DF diminuiu pelo segundo mês consecutivo

Entre outras razões, queda nos índices foi atribuída à presença mais efetiva da polícia nas ruas

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Os registros de criminalidade diminuíram no Distrito Federal pelo segundo mês consecutivo. Os esforços de prevenção e de aumento da produtividade policial tiveram como resultado, por exemplo, queda de 34,9% nas tentativas de homicídios e de 44,2% nos roubos a transporte coletivo em fevereiro, quando comparados ao mesmo mês de 2014. Os dados foram anunciados na manhã desta terça-feira (3), durante coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti.

“Isso é resultado de uma presença mais efetiva da polícia nas ruas. Vamos continuar com as ações do Pacto pela Vida, com as ações de integração das forças de segurança, para garantir à população de Brasília uma segurança cada vez melhor”, assegurou o governador Rodrigo Rollemberg. Logo no início do ano, ele determinou o aumento dos efetivos nas ruas, com a diminuição de pessoal lotado em serviços administrativos. A medida possibilitou incremento de mais 590 policiais militares, que deixaram os serviços burocráticos e passaram a atuar diretamente nas ruas, mesma mudança pela qual passaram mais de cem bombeiros militares e mais de 60 agentes de trânsito.

“A redução dos crimes contra o patrimônio certamente diz respeito ao aumento do efetivo de policiais nas ruas, à mudança de algumas rotinas de tarefas na Polícia Civil, e à articulação das ações da Polícia Militar com a Polícia Civil”, explicou o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade.

Estatísticas
Os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda em fevereiro. Ocorrências de roubos com restrição de liberdade diminuíram 38,9%, e os roubos a transporte coletivo, 44,2%. Roubos e furtos em comércios também caíram, respectivamente, 47,6% e 33,5%. Nas residências, houve alta dos roubos (14%) e baixa dos furtos (3,5%). O número de postos de combustível roubados caiu 51,4%.

Roubos e furtos de veículos caíram, respectivamente, 50,9% e 37,2%. Mesmo com a redução de 45,4% na localização de veículos roubados, as forças de segurança do DF conseguiram encontrar 20 carros por dia, em média, ao longo do mês passado. Além disso, houve crescimento das apreensões por tráfico de drogas (91,7%) e por porte ilegal de armas (20,5%).

Entre os crimes violentos, o que mais teve redução em fevereiro foi o de tentativa de latrocínio (50%), seguido pela tentativa de homicídio (34,9%), por homicídio (12,5%) e por lesão corporal dolosa (8,5%). O governador ressaltou o índice de resolução de homicídios superior a 90%. “Não vamos nos acomodar, vamos perseguir números cada vez melhores”, garantiu Rollemberg.

O furto a pedestres, por outro lado, passou de 208 para 291 ocorrências, com 35,1% de aumento. Segundo Trindade, o aumento já era esperado. “O que aumentou, provavelmente, foi o número de registros de ocorrências. A nossa expectativa é que o número de registros de alguns crimes aumente. É a partir das ocorrências que a política de segurança pública é realizada.”

O secretário explica que o Pacto pela Vida já está em execução e tem como uma das propostas justamente melhorar a qualidade do serviço das polícias ao cidadão para o registro das ocorrências. Quanto mais ocorrências são registradas, mais refinadas podem ser as estratégias de segurança pública.

Outras ações
Ações de prevenção ao crime e de promoção da qualidade de vida também estiveram na pauta das forças de segurança pública em fevereiro. Exemplos dessas medidas são as dez campanhas educativas promovidas pelo Departamento de Trânsito (Detran). O Corpo de Bombeiros Militar visitou 2.471 residências para coleta de leite materno e realizou 495 vistorias para concessão de alvará e habite-se. A corporação reforçou ainda as ações de prevenção e combate à dengue e à febre chikungunya, com 5.853 residências visitadas.

Veja o balanço completo apresentado na entrevista coletiva.

Leia também:

Pacto pela Vida começa a ser implementado

Sexta-feira tem mais polícia nas ruas

Operações e policiamento ostensivo são reforçados no fim de semana

Brasília menos violenta