03/03/2015 às 22:22

Sol Nascente: operação deve terminar amanhã

Desocupação de área invadida permitirá a construção de escolas e a execução de obras de infraestrutura

Por Ana Pompeu, da Agência Brasília

Até o momento, 335 construções irregulares foram derrubadas no Sol Nascente, em Ceilândia, numa área conhecida como Nova Jerusalém. Funcionários da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) começaram os trabalhos às 10 horas de ontem (2). A operação está prevista para terminar nesta quarta-feira (4).

Nos dois dias de operação, os agentes retiraram 1,2 mil metros lineares de cabos de energia e 100 pontos de luz. Além disso, apenas hoje, foram removidos 18 caminhões de entulho, após a demolição de 238 casas irregulares.

No total, 52 mudanças foram feitas. De acordo com a Agefis, a maior parte dos barracos estava desocupada e, por isso, o número de mudanças é inferior ao de derrubadas.

Os pertences dos moradores estão sendo levados a locais indicados por eles, e as famílias retiradas serão cadastradas no programa habitacional Morar Bem, assim que as inscrições forem reabertas.

Benfeitorias
Durante as negociações, os secretários de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, e de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, explicaram que as ações foram planejadas para beneficiar cerca de 100 mil moradores da região.

A área é um terreno do governo demarcado e aprovado para a construção de escolas. Sem a retirada das construções irregulares, não seria possível fazer obras de drenagem e pavimentação no Sol Nascente. A ação era necessária para que o DF não perdesse os R$ 41,5 milhões da Caixa Econômica Federal autorizados para o início das obras.

Leia também:

Operação retira 97 casas irregulares no primeiro dia