04/03/2015 às 20:14

Termina desocupação de área invadida no Sol Nascente

Seis últimas construções irregulares foram removidas nesta quarta-feira. Terreno será usado para obras de infraestrutura, como drenagem e pavimentação

Por Isaac Marra, da Agência Brasília

Com a retirada de mais seis edificações, o governo do Distrito Federal concluiu, na manhã desta quarta-feira (4), a liberação de uma área invadida no Trecho I do Setor Sol Nascente, em Ceilândia.

A operação, iniciada segunda-feira (2), resultou na remoção de 357 barracos, 180 pontos de luz e 11 de água, 950 metros lineares de muro, cinco mil de cerca e 1,2 mil de cabos elétricos, além do fechamento de 86 fossas sépticas e da retirada de 25 postes.

A previsão é que a limpeza da área seja concluída até sexta-feira (6). Em seguida, o local será cercado. O terreno desocupado destina-se, conforme prevê o programa de urbanização do Sol Nascente, à construção de equipamentos públicos, como escola, unidade básica de saúde, quadra esportiva e outros a serem definidos. 

Para evitar nova ocupação, a Polícia Militar permanecerá no terreno até a conclusão do serviço. No início do mês passado, outra ação do governo retirou 86 construções irregulares em uma área vizinha à desocupada hoje.

Calçadas
A remoção das edificações ilegais permitirá, além da construção de equipamentos públicos, a execução de 25 mil metros de sistema de drenagem e a pavimentação de 305 mil metros quadrados no Trecho I do Sol Nascente, além da implantação de meios-fios e calçadas. A construção das lagoas de contenção das águas pluviais está em andamento.

Caso não desocupasse as áreas invadidas, o Distrito Federal poderia perder os R$ 41,5 milhões autorizados pela Caixa Econômica Federal para realizar as obras, que beneficiarão cerca de 100 mil moradores. Todas as famílias retiradas do local serão cadastradas no programa habitacional Morar Bem, tão logo as inscrições sejam reabertas.