05/03/2015 às 17:49

Renato Santana convoca primeira reunião em Vicente Pires

Região receberá operação tapa-buracos, 300 caminhões para coleta de lixo e recursos de R$ 504 milhões do PAC

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

O vice-governador do DF, Renato Santana, reuniu-se nesta manhã com representantes do governo e moradores de Vicente Pires para discutir melhorias para o local. Na ocasião, Santana, que assume interinamente, a partir de hoje (5), a administração da cidade, pediu agilidade para a coleta de lixo e para a recuperação de vias da região.

Foi iniciado um mapeamento das áreas mais críticas de Vicente Pires, onde será feita, de forma paliativa, uma operação tapa-buracos. A ideia é corrigir o que for possível até que a licitação para as obras de drenagem e pavimentação da cidade seja concluída. O processo está em fase final.

“A determinação do governador é que o Estado dialogue com a comunidade, e é o que viemos fazer aqui hoje”, afirmou Santana. “Os órgãos já estão mapeando o que é possível fazer de imediato, enquanto não se conclui o processo de licitação, que vai resolver a questão de infraestrutura.” Serão investidos R$ 504 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região.

A coleta de lixo — outra prioridade apontada pelos moradores — também começou a ser reforçada. Cerca de 300 caminhões limpam, a partir de hoje, uma área apontada como crítica pela população. A previsão é que os trabalhos durem até cinco dias. 

A reunião ocorreu na Administração de Vicente Pires, com a presença do secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canovas, do diretor da Novacap, Hermes de Paula, do diretor da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, de representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Agefis, além de presidentes de associações de moradores.

Maria Celeste Rêgo foi exonerada ontem do cargo de administradora de Vicente Pires. Para o governador Rodrigo Rollemberg, ela não se ajustou ao perfil de diálogo que o governo vem adotando.