08/03/2015 às 15:23

Governador comemora Dia Internacional da Mulher

Corrida organizada pelo TJDFT faz parte da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, que será lançada oficialmente em todo o País amanhã

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Cerca de 500 pessoas participaram da Corrida da Mulher na manhã de hoje, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O evento organizado pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) faz parte da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, do Supremo Tribunal Federal. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e secretários de Estado participaram da corrida que tem programação até o fim da tarde, com shows e serviços gratuitos como massagem, aferição de pressão e teste de glicemia. A partir das 16 horas, artistas de Brasília se apresentarão no palco montado em frente ao estacionamento 10 do parque.

O governador correu os 4 quilômetros do percurso e aproveitou a ocasião para falar dos avanços do governo nas políticas voltadas para as mulheres. Ele destacou a importância da Casa da Mulher Brasileira do Distrito Federal, prevista para ser inaugurada na Asa Norte em abril. “Lá, teremos todas as áreas de atendimento e de acolhimento à mulher para, assim, contribuir no combater à violência doméstica”, explicou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Ribeiro Nogueira, também participou da corrida. “Esta é uma ação para todos; a violência contra as mulheres é também contra os homens, contra as crianças e contra a sociedade”. De acordo com ela, essa campanha serve para informar a sociedade que as denúncias devem ser feitas. Também participaram a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, o secretário de Turismo, Jaime Recena, e a mulher do governador, Márcia Rollemberg.

Um dos organizadores do evento, o juiz do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Núcleo Bandeirante Ben-Hur Viza disse que é preciso dar visibilidade à proposta de pacificação familiar, com a mulher recebendo tratamento igualitário e digno.

O lançamento da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa ocorrerá amanhã, às 10 horas, no auditório Sepúlveda Pertence, no TJDFT.

Celeridade nos processos
Durante a Semana da Mulher (de 9 a 13 de março), o tribunal anunciará a criação da Medida Protetiva de Urgência por meio Eletrônico (MPUe) em todos os juizados do Distrito Federal. A iniciativa do TJDFT e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher visa tornar ainda mais célere a prestação de serviços judiciais para mulheres vítimas de violência doméstica que buscam a intervenção da Justiça. O piloto do projeto foi implementado em setembro de 2014 no Núcleo Bandeirante e, segundo o juiz, é eficiente. “Com o novo sistema, levamos menos de quatro horas para deferir medidas protetivas solicitadas por uma mulher vítima de violência doméstica.”

Pelo prazo legal, a delegacia tem 48 horas para enviar a Medida Protetiva de Urgência (MPU) para a Justiça, que tem o mesmo prazo para analisá-la e julgá-la, o que significa 96 horas entre o pedido da vítima e a resposta do Judiciário por meios não eletrônicos.

Mais proteção
A Casa da Mulher Brasileira do Distrito Federal reunirá vários serviços de apoio às mulheres em situação de violência, como delegacia especializada, juizado e varas, defensoria, promotoria, atendimento psicossocial e orientação para emprego e renda. Além disso, a estrutura terá brinquedoteca, auditório, alojamento de passagem e espaço de convivência. Por meio do programa Mulher, Viver sem Violência, o governo federal construirá outras 26 Casas da Mulher Brasileira, uma em cada unidade da Federação.

Denuncie atos de violência doméstica

Disque 180, do governo federal

156, opção 6, do governo do DF

Veja a galeria de fotos: