09/03/2015 às 13:32

Conselhos tutelares passam por melhorias

De acordo com levantamento concluído neste mês, as 40 unidades no DF necessitam de reparos. Algumas já estão em reforma

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude terminou neste mês um levantamento que mostra a situação dos 40 conselhos tutelares do Distrito Federal. O resultado foi um calhamaço com problemas que precisam ser resolvidos o mais rápido possível. Trabalho, segundo a pasta, que já começou a ser feito.

Em fevereiro, uma equipe técnica da secretaria visitou os conselhos tutelares para concluir o relatório. O grupo constatou que todos os espaços necessitam de algum reparo, de pinturas externas a reformas gerais. Muitos têm goteiras, pisos quebrados e problemas graves de acessibilidade.

A subsecretária de Proteção à Criança e ao Adolescente, Veruska Alves, conta que esse é o primeiro levantamento feito para o setor. Antes disso, inexistia um controle administrativo que mostrasse a condição de cada conselho. “Eu não sabia o que era preciso melhorar. Só recebia, diariamente, ligações de conselheiros reclamando de alguma coisa. Fomos descobrindo que a situação é calamitosa.” A decisão foi priorizar os locais onde a situação é mais grave.

Das seis unidades definidas pela pasta como emergenciais, duas devem estar com a estrutura reformada até semana que vem: a do Gama e a do Park Way. Elas estavam com a estrutura danificada e problemas na rede de telefone e internet.

O conselho tutelar do Lago Sul, o mais crítico, foi readaptado ainda em fevereiro. Há cinco anos, o local funcionava em uma sala de 27 metros quadrados, sem divisórias, na administração regional local. Em uma parceria com o administrador, a secretaria conseguiu que o atendimento passasse a ocorrer em um ambiente quatro vezes maior, com as devidas divisórias.

A equipe de engenharia agora termina o projeto para a reforma de outras três unidades em estado precário: Brazlândia, Taguatinga Sul e São Sebastião. O investimento vem de um contrato de manutenção assinado na gestão passada. O objetivo, de acordo com a subsecretária, é que todos os conselhos estejam em bom estado até o fim do ano.

Sedes próprias
Segundo Veruska, em paralelo, a atual gestão busca sedes próprias para 19 conselhos que hoje funcionam em prédios alugados. “Nesses não podemos fazer muita coisa. Fazemos pequenos reparos até que a situação seja resolvida definitivamente.” Um dos aluguéis chega a custar, por ano, mais de R$ 60 mil aos cofres públicos.

Mesmo com as intervenções, todos os conselhos tutelares continuam funcionando normalmente, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. No fim de semana, eles ficam fechados, mas há plantão 24 horas por meio dos telefones 3234-8555 e 3234-2876. No site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, é possível encontrar endereço e telefone das unidades.

Estrutura
Todo conselho tutelar conta com cinco conselheiros. A legislação prevê que, a cada cem mil habitantes, haja uma unidade para garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Veruska ressalta que é dever do Estado viabilizar a estrutura necessária à atuação autônoma — sem subordinação a qualquer órgão — dos conselheiros, eleitos pela comunidade.

 

Veja galeria de fotos: