11/03/2015 às 23:58

Governo e MTST negociam datas de pagamento de auxílio para aluguel

Secretaria de Fazenda já liberou recursos e valores de fevereiro deverão ser quitados na segunda-feira (16)

Por Ana Pompeu, da Agência Brasília

Cerca de 600 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocuparam o prédio da Secretaria de Fazenda do DF, no Setor Bancário Norte, por volta das 16 horas desta quarta-feira (11). Eles reivindicavam o pagamento do auxílio excepcional — para pagamento de aluguel — que, de acordo com o grupo, estava atrasado. Representantes do governo estiveram no local para negociar. Após os esclarecimentos e o atendimento das demandas, os manifestantes deixaram o edifício, por volta das 18h30.

“A negociação foi tranquila, sem confusão. Eles pediram os pagamentos referentes a janeiro e fevereiro e que não atrasássemos o de março. Explicamos que o de janeiro já havia sido pago e tivemos a sensibilidade do secretário de Fazenda sobre os outros meses”, afirmou o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Acilino Ribeiro.

A Secretaria de Fazenda liberou os R$ 865 mil necessários para quitar os valores do mês passado — que, devido aos trâmites burocráticos, devem cair nas contas dos beneficiários na segunda-feira (16) — e se comprometeu a pagar os de março até o dia 31.

O subsecretário de Transferência de Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Daniel Crepaldi, e o representante da Secretaria de Fazenda, Thiago Lucas, também estiveram presentes na negociação com as lideranças do MTST, entre elas, o coordenador nacional, Edson Silva, e o coordenador regional, Francinaldo Silva. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social assumiu compromisso de finalizar os cadastros das famílias do movimento até segunda-feira (16).