19/03/2015 às 22:42

Governo nomeará 240 professores concursados

Aprovados em seleção de 2013 vão substituir docentes aposentados, exonerados ou mortos, segundo entendimento do Tribunal de Contas do DF

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A Secretaria de Educação vai solicitar a nomeação de 240 professores concursados para vagas de profissionais aposentados, exonerados ou mortos, abertas desde outubro de 2014  — data das últimas nomeações.

A necessidade é de preenchimento imediato e depende agora de autorização da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização. “São vagas de professores que não necessariamente estavam em sala de aula, mas a administração pública pode distribuir os aprovados de acordo com a carência nas escolas”, explicou a subsecretária de Gestão dos Professores da Educação, da Secretaria de Educação, Eliane Barbosa.

Os profissionais — que serão nomeados para 16 disciplinas — foram aprovados em concurso público em 2013. Outros 1.197 permanecem à espera de nomeação, e o prazo para a seleção expirar vai até junho de 2016. 

Representantes do Sindicato dos Professores no DF receberam a notícia com entusiasmo, durante reunião com Eliane Barbosa e com o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Manoel Alexandre, na tarde desta quinta-feira (19), no Palácio do Buriti. “Foi uma luta grande dos professores, e estamos satisfeitos com as nomeações; isso nada mais é do que o governo cumprindo a lei”, avaliou o diretor do Sinpro-DF Samuel Fernandes.

Reposição
O Executivo ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal — conforme o Relatório de Gestão Fiscal do último quadrimestre de 2014 — e não poderia reforçar o corpo docente da rede pública de ensino.

No entanto, o Tribunal de Contas do DF entendeu, em 5 de março, que a contratação pode ser feita nas áreas de educação, saúde e segurança, desde que seja para reposição da força de trabalho em casos de exoneração, demissão, destituição de cargo em comissão, aposentadoria, morte e perda do cargo.

Leia também:

TCDF libera contratação de professores temporários

Veja a galeria de fotos: