20/03/2015 às 19:00

Escola oferece auxílio para alunos carentes de medicina e enfermagem

Processo seletivo vai avaliar situação de estudantes em início de curso e dos que precisam renovar o benefício

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Estudantes de baixa renda de medicina e enfermagem matriculados pelo Sistema de Reserva de Vagas no Distrito Federal têm a próxima semana para se candidatar a uma bolsa de auxílio de estudos. De 23 a 27 de março, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) abre inscrições para o processo seletivo de admissão e renovação de beneficiários no programa Bolsa Permanência, da Fundação de Ensino de Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Para concorrer ao auxílio mensal de R$ 380, o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior federal; comprovar renda familiar de até três salários mínimos; não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outro curso de ensino superior; e comprovar residência no Distrito Federal.

O benefício é concedido ao estudante selecionado anualmente até o final do curso, desde que comprovado a sua necessidade de renovação. Quem está renovando o benefício não pode ter sido desligado anteriormente do programa.

O Sistema de Reserva de Vagas está prevista na Lei Distrital nº 3.361/2004, onde universidades e faculdades públicas do Distrito Federal são obrigadas a reservar, em seus processos seletivos, 40% das vagas para alunos que comprovem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas.

Inscrições
Os interessados devem se inscrever na Coordenação de Processos Seletivos (CPS) da Fepecs ou na Secretaria de Curso de Enfermagem — com a documentação exigida — das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 14 de abril e os recursos poderão ser feitos nos dias 15 e 16 do mesmo mês. A data prevista para homologação do resultado final é no dia 24 de abril.

Segundo a diretora-geral da ESCS, a instituição oferece anualmente 80 vagas para o curso de medicina e a mesma quantidade para o de enfermagem. Seguindo a lei distrital, desse total, 32 vagas de cada curso são reservadas. “Esse benefício pago pela bolsa é importante para manter os alunos matriculados. É uma ajuda para eles pagarem o transporte e o que necessitam para estudarem”.

Inscrições para o processo seletivo do programa Bolsa Permanência

Data: De 23 a 27 de março
Locais:
– Coordenação de Processos Seletivos (CPS/FEPECS), situada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, Conjunto A, Bloco 01, Edifício FEPECS
– Secretaria de Curso de Enfermagem — Unidade de Samambaia localizada na Quadra 301, Conj. 04, Lote 01, Samambaia Sul/DF.
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30