30/03/2015 às 19:23

Governador presta homenagem a policiais

O trabalho dos três militares que fizeram o parto de uma gestante no Varjão na última semana foi reconhecido pelo chefe do Executivo

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os soldados da Polícia Militar do DF Murilo Marques e Marcos Paulo de Oliveira e o segundo sargento Irinaldo Parente foram homenageados hoje no 24º Batalhão da PM. Durante atendimento a uma ocorrência em 23 de março, os militares realizaram um parto de emergência no Varjão. “Vimos que não haveria tempo para a chegada de uma ambulância; não houve tempo para desespero”, contou Marques, que aparece no vídeo divulgado pela imprensa na semana passada batendo nas costas do bebê para que ele conseguisse respirar.

Assim como o colega, Marcos Paulo é policial há um ano e acredita que a experiência, além de ter salvado a vida da mãe e da criança, vai mudar a forma como encara a profissão. “Estamos acostumados a lidar com o pior lado das pessoas e, quando deparamos com o nascimento de uma criança, vemos que o nosso trabalho é muito mais humano do que parece.”

A calma dos soldados e o treinamento em primeiros-socorros foram fundamentais, mas a ação do segundo sargento — que acumula 27 anos de experiência na PM — contribuiu para que o parto fluísse bem. “O sargento manteve as pessoas afastadas para que não houvesse qualquer tipo de pressão sobre a gente. Isso ajudou a nos manter calmos e concentrados”, descreveu Marques.

Além de salvar vidas, ações como essa têm outro valor: aproximar a população da Polícia Militar. “Em uma política como o Pacto pela Vida, um dos pressupostos é a confiança nas instituições de segurança. Atitudes de desprendimento e solidariedade como a desses militares aproximam a sociedade da PM e, consequentemente, do próprio Estado”, discursou o governador Rodrigo Rollemberg, que esteve no Batalhão para agradecer a dedicação dos soldados.

Também participaram da cerimônia de homenagem o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade; o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o comandante-geral da PM, coronel Florisvaldo Ferreira Cesar; e o administrador regional do Varjão, Marcos Woortmann.

Veja a galeria de fotos: