7/4/15 20:49
Atualizado em 7/4/15 às 20:49

Novacap faz roçagem para evitar queimadas

Equipes trabalham em todas as regiões administrativas. Moradores devem colocar capim e folhas secas em sacos plásticos para serem recolhidos pelo SLU


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com a seca se aproximando, aumenta a preocupação com o surgimento de focos de incêndio. Empenhada em colaborar para evitar queimadas, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) intensifica nesta transição climática o trabalho de roçagem — corte de arbustos e pequenas plantas com foice — e rastelo (limpeza do mato com ancinho).

O objetivo é vistoriar as áreas verdes do Distrito Federal e, na sequência, coletar o entulho deixado. “São cerca de 80 equipes trabalhando diariamente em todas as regiões”, informa o chefe do Departamento de Parques e Jardins, Rômulo Ervilha.

Segundo ele, a população precisa tomar certos cuidados. “Muitos moradores pagam prestadores de serviço para fazer esse trabalho, e eles acabam juntando montes de capim e folhas secas em área pública, o que, associado a uma ponta de cigarro aceso, temos um fator capaz de contribuir para as queimadas”, explica. “As pessoas devem colocar o entulho em sacos plásticos e deixar em ponto de coleta do Sistema de Limpeza Urbana (SLU).”

A roçagem é um procedimento frequente em Brasília. Nas chuvas, a periodicidade varia entre 30 e 45 dias, com exceção da área central do Plano Piloto, onde é executada a cada 20 dias.

Contatos da Novacap
Telefone: (61) 3403-2626
E-mail: dpj@novacap.df.gov.br