15/04/2015 às 23:36

Governo e professores criam agenda permanente de negociação

Reuniões para debater questões relacionadas à educação no DF serão quinzenais

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais

Para debater questões relacionadas à educação no Distrito Federal, de forma contínua e qualificada, o Executivo local decidiu estabelecer agenda permanente com o Sindicato dos Professores (Sinpro). Farão parte da mesa de diálogo representantes da entidade, das Secretarias de Relações Institucionais e Sociais, de Educação, e, quando necessário, de outros órgãos do governo. A ideia é reforçar a transversalidade na gestão pública.

A proposta demonstra a intenção positiva do governo em debater as reivindicações do Sinpro, divididas em quatro eixos: salários e benefícios, qualidade social (gestão democrática da educação), formação e saúde do trabalhador. Em reunião ontem (14), na Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, definiu-se que os encontros serão quinzenais. O Sinpro indicará dez pessoas — cinco da diretoria do sindicato e cinco escolhidos pela base da categoria. 

“Estabelecer o diálogo permanente com o Sinpro trará ganhos para todos: governo e sociedade civil organizada. É prioridade deste governo trazer a participação social para o debate e para a tomada de decisões”, explica o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Manoel Alexandre.

Participaram da reunião o secretário-adjunto Manoel Alexandre; o secretário de Educação, Júlio Gregório; a subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, Mari Trindade; e cinco integrantes da diretoria do Sinpro.