19/04/2015 às 01:14, atualizado em 17/05/2016 às 14:48

Feira da Torre recebe ritmos do Norte e do Nordeste

Noite de sábado foi embalada por danças paraenses e ciranda de Pernambuco, além do repertório variado de um grupo de percussão

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


Apresentação de As Filhas de Baracho
Apresentação de As Filhas de Baracho. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Apesar da chuva que caiu sobre a região central de Brasília na noite deste sábado (18), uma mistura de ritmos nortistas e nordestinos animou quem foi à Feira da Torre de TV. O local tem recebido parte dos eventos que comemoram o 55º aniversário da cidade.

Antes das apresentações musicais, o grupo de teatro de bonecos Mamulengo Presepada divertiu as crianças presentes com o espetáculo O Romance do Vaqueiro Benedito. Por volta das 18 horas, subiu ao palco o Sensação Paraense, criado no Vale do Amanhecer, em Planaltina. Formado por crianças e jovens de 11 a 18 anos, o grupo mostrou danças folclóricas como carimbó, lundu e siriá.

Uma das fundadoras do Sensação Paraense, Lourdes Ferreira destacou a importância de mostrar o trabalho do grupo numa data especial. “É um grande passo na nossa carreira e a realização de um sonho fazer parte disso tudo.”

Na sequência, se apresentou o grupo de percussão Maria Vai Casoutras, formado apenas por mulheres. No repertório, muito samba, forró, axé, frevo e maracatu. O som contagiante dos tambores fez com que muitas pessoas deixassem os abrigos das tendas para dançar na chuva. “Estamos extremamente felizes em contribuir com o aniversário da nossa cidade”, disse a integrante Almere Falcão.

Encerraram a festa Dulce e Severina Baracho, que formam As Filhas de Baracho. Há 14 anos, as duas se dedicam a preservar a obra do pai, Antônio Baracho da Silva, morto em 1988 e considerado o maior mestre de ciranda de Recife. “Se fosse necessário, a gente cantava até de manhã”, afirmou Dulce.

Som na Rural
As irmãs integram o Som na Rural, projeto itinerante que há dois anos divulga, em uma Ford Rural ano 1969, a cultura nordestina. O veículo, equipado com telão, equipamento de som e letreiro, dá suporte às apresentações. “É uma honra estar aqui. Todo mundo quer participar do aniversário de uma cidade com diversidades culturais como Brasília”, disse o idealizador do projeto, Roger de Renor.

O casal de namorados Mure Mendonça e Thaís Marcondes, 31 e 36 anos, respectivamente, veio de São Paulo para conhecer a capital do País e teve uma surpresa agradável ao saber das apresentações. “Estávamos conhecendo a Torre de TV e foi muito bom ser surpreendido com esse som maravilhoso”, elogiou Mure. Thaís também apreciou a iniciativa e aproveitou para eleger o que mais lhe agradou na cidade. “Achei Brasília toda linda, e o que mais me atraiu foi o conceito das superquadras.”

Veja a programação completa do aniversário de Brasília.

Veja a galeria de fotos: