22/04/2015 às 18:06, atualizado em 17/05/2016 às 14:39

ONU rende homenagem aos 55 anos de Brasília

Plantio de ipê-rosa simbolizou compromisso com a sustentabilidade

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Importante centro diplomático e, cada vez mais, sede de eventos internacionais, Brasília recebeu na manhã de hoje (22) os parabéns da Organização das Nações Unidas (ONU). Os 55 anos da capital da República foram comemorados com o plantio de uma muda de ipê-rosa na Casa da ONU, no Setor de Embaixadas Norte.

“O Brasil tem sido um exemplo na implementação de uma agenda para melhorar a condição de vida da população, e Brasília é um dos locais com maior progresso social”, observou o coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek.

Ele ressaltou que Brasília ocupa a nona posição entre os mais de 5,5 mil municípios ranqueados pelo Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pela ONU, e a primeira colocação se comparada às demais unidades da Federação.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reconheceu os bons índices alcançados pelo DF nos rankings da ONU, mas ponderou que é preciso fazer mais para que a cidade se consolide como uma referência em desenvolvimento humano. “Se em Brasília temos a maior renda per capita do Brasil, também temos grandes diferenças sociais que precisam ser combatidas.”

O apoio da comunidade internacional, com a troca de experiências, é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes em Brasília, destacou ainda Rollemberg. “Queremos fortalecer as parcerias com organismos internacionais e as embaixadas de todos os países do mundo — com os quais temos nos reunido, eu e a minha companheira, Márcia (Rollemberg), para construir uma agenda permanente de cooperação.”

O ipê-rosa foi plantado como símbolo do compromisso do governo de Brasília e da ONU com a sustentabilidade. O evento desta manhã incluiu ainda a apresentação de um modelo de carro elétrico e a degustação de picolés e sucos de frutas típicas do Cerrado. As comemorações pelos 55 anos da capital na Casa da ONU foram prestigiadas por embaixadores, diplomatas, servidores da ONU, secretários de governo e administradores regionais, entre outros convidados.

Veja a galeria de fotos: