30/04/2015 às 17:52

Encontro debate cooperação técnica entre Brasília e Hungria

Parceria será, principalmente, na gestão e no tratamento de água e de resíduos sólidos

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg recebeu nesta quinta-feira (30), pela primeira vez, uma missão comercial estrangeira. No encontro com a comitiva oficial da Hungria, no Palácio do Buriti, foram discutidas as possibilidades de cooperação técnica com empresas de ponta daquele país para atuar, entre outras áreas, na gestão e no tratamento da água e dos resíduos sólidos em Brasília.

Rollemberg traçou para a comitiva estrangeira um panorama de ambos os temas e destacou os planos de desativação do Lixão da Estrutural — com a inclusão social e econômica dos catadores — e de intensificação da coleta seletiva. O chefe do Executivo local disse ainda que o objetivo do governo é chegar a 2018, ano em que Brasília sediará o Fórum Mundial da Água, como referência nacional na gestão dos recursos hídricos.

A comitiva estrangeira foi liderada pelo vice-ministro do Comércio Exterior e Negócios Estrangeiros da Hungria, Levente Magyar, e pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário (que tem plenos poderes em uma missão especial) da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly. Magyar se comprometeu a encaminhar informações sobre empresas húngaras que detêm tecnologias inovadoras para o tratamento e a gestão de resíduos sólidos, de água e de esgoto. Rollemberg se mostrou empolgado com a possibilidade e ressaltou que os temas são prioritários para o governo.

Também participaram da reunião a cônsul comercial da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, que atuou como intérprete entre os idiomas húngaro e português, e outros assessores do país europeu. Representaram o governo de Brasília, além do governador, o secretário de Meio Ambiente, André Lima, o chefe da assessoria internacional do governador, Cláudio Heckmann, e representantes do Instituto Brasília Ambiental e do Serviço de Limpeza Urbana.

Veja a galeria de fotos: