07/05/2015 às 15:55, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Governo e MPDFT unem esforços para garantir lisura da eleição dos conselheiros tutelares

Processo de escolha, marcado para 4 de outubro, foi tema de reunião na manhã desta quinta-feira (7)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Preservar a transparência e a lisura do processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares é objetivo comum ao governo de Brasília e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Em encontro na manhã desta quinta-feira (7), no Palácio do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg e o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa, concordaram sobre a necessidade de a discussão ser feita também com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e da Câmara Legislativa.

As eleições dos conselheiros tutelares estão marcadas para 4 de outubro e serão organizadas pela Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF. Eles ficarão no cargo por quatro anos. “A meta é afinar as propostas que assegurem melhorar o processo eleitoral, buscando também acelerar os trâmites legais para que sejam aprovadas”, enfatizou o chefe do Executivo local.

Além de Rollemberg e Bessa, participaram do encontro os secretários de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, e de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis; a promotora de Defesa da Infância e da Juventude Fabiana Costa; a assessora de Políticas Institucionais do MPDFT, promotora Ana Luiza Lobo Leão Osório; e representantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Veja a galeria de fotos: