17/5/15 20:42
Atualizado em 17/5/17 às 17:05

Ação marca início de campanha contra o abuso de crianças e adolescentes

Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com participação do governo de Brasília, pretende mobilizar comunidade para o enfrentamento da violência

Com o lema Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República dá início à campanha do 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A principal ação federal será nesta segunda-feira (18), no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, das 9 às 12 horas.

Meninos e meninas atendidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de Sobradinho e do Plano Piloto farão uma caminhada pelo fim da violência. Às 11 horas, haverá o pronunciamento do ministro dos Direitos Humanos, Pepe Vargas, de representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, de organizações não governamentais (ONGs) e de parlamentares. Para o encerramento, balões serão soltos em alusão às vítimas de violência sexual.

Até 27 de maio, os Creas das regiões administrativas farão ações pontuais em parceria com os conselhos tutelares, administrações regionais e ONGs. A programação inclui debates, oficinas para crianças e caminhadas.

Memória
A data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída com a aprovação da Lei Federal nº 9.970, de 2000, foi escolhida em referência a um crime ocorrido em Vitória (ES). Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune.

Veja os dias e as regiões onde os encontros já estão programados:

18 de maio
Creas Ceilândia
Creas Estrutural
Creas Planaltina
Creas Taguatinga

19 de maio
Creas Santa Maria

20 de maio
Creas Brazlândia

22 de maio
Creas Gama

27 de maio
Creas Samambaia