18/05/2015 às 15:00

Rede pública de saúde oferece equipamentos para pessoas com membros lesionados

Produtos são fornecidos gratuitamente com o objetivo de melhorar a locomoção de pacientes. Desde o início do ano, foram entregues 1.844 aparelhos 

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Pessoas que precisam usar equipamentos para reabilitar membros lesionados ou substituir amputados podem recorrer ao Núcleo de Produção de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde. De janeiro a abril, 1.844 aparelhos foram entregues a pacientes na rede pública. No ano passado, foram fornecidos 8.203 produtos. “A demanda tem crescido continuamente em virtude de maior divulgação e da satisfação dos pacientes contemplados, que repassam as informações”, explica o chefe do Núcleo de Produção de Órteses e Próteses, Louso Teixeira Luz.

Para ser beneficiado com uma órtese — utilizada para auxiliar a reabilitação de membros lesionados — ou uma prótese — que substitui total ou parcialmente membros amputados —, é necessário fazer um cadastro. Munido de CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, cartão nacional de saúde (SUS), pedido ou laudo médico, o paciente, ou responsável, deve ir ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial da Secretaria de Saúde, que funciona na Estação 114 Sul do metrô.

No ato do cadastro, é agendada a data para avaliação, feita no próprio núcleo ambulatorial, com fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Depois da triagem, o paciente entra na lista de espera. Quando convocado, ele vai à oficina de órteses e próteses, no Setor de Indústria e Abastecimento, para tirar as medidas da peça pretendida. O tempo de entrega varia de acordo com o equipamento.

Diabéticos
O paciente diabético pode se inscrever no núcleo da 114 Sul ou em qualquer unidade de saúde que tenha programa de atendimento específico para pessoas com a doença.

O Núcleo de Produção de Órteses e Próteses, localizado no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no SIA, fornece muletas, bengalas, cadeiras de banho e de rodas, inclusive motorizadas, e óculos. Também coloca à disposição calçados e palmilhas especiais — a maioria para diabéticos —, almofadas terapêuticas, andadores e outros modelos de órtese.

Núcleo de Atendimento Ambulatorial 
Estação 114 Sul do metrô
Das 7 h às 12 h e das 13 h às 17 h
Mais informações: (61) 3905-4632

Veja a galeria de fotos: