19/05/2015 às 23:40

Central Judicial do Idoso sugere criação de delegacia especializada no DF

Proposta foi entregue hoje ao governador Rodrigo Rollemberg

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A proposta de criação de uma delegacia especializada no atendimento a idosos foi entregue, nesta terça-feira (19), ao governador Rodrigo Rollemberg. O pedido é resultado de seminário promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em novembro de 2014, para discutir políticas públicas de combate à violência contra essa parcela da população. O chefe do Executivo local se comprometeu a analisar a demanda.

O documento foi produzido pela Central Judicial do Idoso, formada pela Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa do MPDFT, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e pela Defensoria Pública do DF.

Para a promotora de Justiça Sandra Julião, titular da Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e uma das coordenadoras da central, o crescimento da violência contra os idosos justifica a instalação de uma unidade específica para atender esse público. “Após 14 anos trabalhando nessa área, percebemos a necessidade de um atendimento especializado com local adequado e equipe multidisciplinar.”

A Central Judicial do Idoso foi criada por meio de convênio entre o MPDFT e o TJDFT, com o objetivo de desenvolver um trabalho preventivo em relação às questões do envelhecimento. O serviço é interdisciplinar e atende idosos que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de orientação da Justiça.

Veja a galeria de fotos: