22/05/2015 às 12:10

Pacto pela Vida chega a mais quatro regiões em caráter experimental

Reuniões debatem problemas específicos de cada local, segundo índices de criminalidade contabilizados pela Secretaria da Segurança Pública

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Uma das ações básicas para que o Pacto pela Vida começasse a tomar forma em Brasília foi a divisão das regiões administrativas em 20 Áreas Integradas de Segurança Pública. Nesta semana, mais quatro delas tiveram, de forma experimental, uma agenda de reuniões — como as que serão feitas mensalmente, quando o programa for implementado oficialmente, em julho.

As novas áreas atendidas — Ceilândia; Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento; Planaltina; e Gama — receberão serviço semelhante ao que ocorreu em abril, em Taguatinga; Plano Piloto; Sobradinho I e II e Fercal; e Santa Maria.

Os encontros têm pauta pré-definida, contendo problemas específicos de cada região — como roubo a pedestre, furto a veículo e assalto a ônibus. Com base na pauta, os eventos reúnem representantes de órgãos ligados diretamente à segurança pública, a exemplo da Polícia Militar, do Detran e da Defesa Civil, ou indiretamente ligados, como a administração regional, a Agência de Fiscalização (Agefis) ou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Dependendo das demandas, é possível convocar instituições como a Companhia Energética de Brasília (CEB).

Os assuntos são definidos de acordo com os índices de criminalidade fechados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, que aponta a variação dos crimes em cada local. A partir daí, o grupo tem noção de onde e como atuar. Além disso, as informações que compõem a pauta também têm a contribuição dos 32 conselhos de segurança do DF.

“Com essa fase experimental, esperamos otimizar as ações de segurança coordenadas e melhorar o que for preciso para quando o pacto for lançado”, explica a coordenadora do Pacto pela Vida, Andréia Macêdo. Segundo ela, as reuniões das Áreas Integradas de Segurança Pública ainda serão seguidas por outros encontros, inclusive com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

Resultado
Em Santa Maria, as reuniões resultaram em uma ação conjunta, que integrou o trabalho da Defesa Civil; da Subsecretaria da Ordem Pública e Social, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; das Polícias Militar e Civil; do Corpo de Bombeiros; da Agefis; da Vara da Infância e Juventude; e do Detran.

A operação resultou na interdição de seis estabelecimentos comerciais, na autuação de 17 motoristas dirigindo após ingestão de bebida alcoólica e em uma prisão por porte de drogas. Foram abordados cerca de 300 pessoas e cem veículos durante a atividade.

Em junho, outras quatro áreas serão incluídas no projeto-piloto e, em julho, as restantes. “É importante destacar que todas as regiões serão atendidas”, ressalta a coordenadora.

O Pacto pela Vida reúne uma série de ações integradas entre vários órgãos do governo, cujo objetivo é reduzir o índice de crimes no DF e aumentar a sensação de segurança dos moradores.

Leia também:
Pacto pela Vida terá projeto-piloto em quatro regiões do DF 

Pacto pela Vida começa a ser implementado