26/05/2015 às 18:12, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Inauguração de primeira biblioteca pública marca os 6 anos de Vicente Pires

Resultado do empenho de servidores da administração regional e da comunidade, espaço tem capacidade para abrigar 5 mil obras e já conta com livros em braile

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

As comemorações dos 6 anos de Vicente Pires começaram no domingo (24) e vão até sábado (30), mas o aniversário de 2015 ficará marcado na história da região administrativa. Na manhã desta terça-feira (26), a população ganhou a primeira biblioteca pública, que ocupa uma sala da administração regional. “O espaço nasceu da força da comunidade e dos servidores que aqui estão”, afirmou o vice-governador de Brasília e administrador interino da cidade, Renato Santana, durante a solenidade de inauguração.

Com capacidade para abrigar 5 mil obras, o acervo já conta com 2 mil livros — metade doada pela biblioteca pública de Ceilândia. A iniciativa surgiu do empenho de funcionários da administração regional, de servidores e da comunidade.

Em 20 dias, eles fizeram tudo: desocuparam a sala, pintaram paredes, arrecadaram livros e mobilizaram a comunidade. “Vemos claramente o resultado positivo da união entre agentes públicos e comunitários em busca de um ideal”, enfatizou Santana. Atentos à inclusão social e à acessibilidade, os servidores conseguiram 50 exemplares em braile, doados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo.

Além de livros, revistas e periódicos, há quatro computadores com acesso à internet — cedidos pela administração regional — para que os usuários também estudem e façam pesquisas. A biblioteca pública funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para se cadastrar no sistema que permite o empréstimo de livros e o uso dos computadores, os interessados devem levar documento de identidade, duas fotos 3×4, comprovante de residência e doar três revistas atuais ou três gibis ou um livro.

Em homenagem ao esforço dos servidores, o administrador interino fez questão de que eles participassem do corte da fita inaugural e do descerramento da placa comemorativa. “Essas ações são simbólicas, o essencial está lá dentro: o conhecimento”, ressaltou Santana.

Infraestrutura e regulamentação de lotes
A diretora da Escola Classe nº 2 de Vicente Pires, Eliana Coutinho, aprovou a novidade. “Como estamos localizados em uma área carente, ter acesso a este acervo é essencial para nossos alunos”, destacou. “Vicente Pires precisa de muitas coisas, mas estamos trabalhando a cada dia para melhorar a situação dos moradores”, afirmou o vice-governador.

Quanto à questão da falta de escoamento de água e dos buracos nas vias causados pela chuva, Santana explicou que o governo aproveitará o período da seca para dar continuidade a obras de infraestrutura. “Nos próximos dias, vamos assinar ordens de serviço para garantir a execução das obras do asfalto; paralelamente, estamos trabalhando na regulamentação dos lotes”, adiantou.

A solenidade de inauguração teve início com uma missa, seguida de apresentações de artistas locais, da entrega de certificados em agradecimento aos colaboradores da construção da biblioteca e do corte do bolo para comemorar os 6 anos oficiais da região administrativa. Alunos do 5º ano de uma escola particular da região exibiram um número de dança e aproveitaram para conhecer a biblioteca recém-inaugurada.

Acesse a programação completa do aniversário.

Leia também:
Vicente Pires completa 6 anos

Veja a galeria de fotos: