26/05/2015 às 15:35

Novas medidas para aumentar a segurança no Lixão do Jóquei

A partir de hoje, entre outras restrições, acesso só será permitido mediante apresentação de carteira de identidade ou com autorização do SLU

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Atualizado em 27 de maio de 2015, às 10h09

A partir desta terça-feira (26), catadores de material reciclável, empresas que prestam serviço no Lixão do Jóquei e pessoas que não trabalham no Serviço de Limpeza Urbana (SLU) terão de se identificar — com apresentação de carteira de identidade do Distrito Federal — para ter acesso ao local. A medida é uma determinação da Instrução Normativa nº 36, de 25 de maio de 2015, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de hoje. A regra não se aplica a estudantes, pesquisadores, visitantes e profissionais da imprensa, desde que autorizados pela autarquia.

Essa e outras restrições fazem parte de uma série de iniciativas que o SLU adotará para garantir as condições de segurança no Lixão do Jóquei e evitar acidentes. No sábado (23), um catador morreu no local. Depois disso, a execução de algumas ações que já vinham sendo discutidas foram adiantadas.

A entrada de pessoal será admitida somente pela portaria principal, e haverá registro de ingresso e saída de todos os catadores. Também estão proibidos o acesso e a circulação de caminhões com pessoas apoiadas na carroceria e a disposição de resíduos em lugar inadequado — nesse caso, haverá penalidade para quem infringir a norma. Alimentos vencidos ou prestes a vencer só poderão entrar no lixão se estiverem triturados ou não puderem ser consumidos. De acordo com o SLU, a medida visa evitar o consumo desse tipo de substância.

Frentes de trabalho
Para reduzir as situações de risco, implantaram-se três frentes de trabalho: máquinas e caminhões, catadores e movimentações de máquinas. Além disso, serão instaladas placas de sinalização e reforçados o cercamento da área e a proibição de entrada e permanência de crianças e adolescentes. No local, faixas e painéis informativos ajudarão na divulgação dessas ações.

Todas essas mudanças são resultado das atividades do grupo de trabalho constituído por órgãos e entidades do DF, no qual o SLU está inserido. Criada em abril deste ano, a equipe tem como finalidade elaborar e executar um plano de intervenção no Lixão do Jóquei, com o objetivo de encerrar a prática de atividades irregulares.

Leia também:

Grupo de trabalho inicia ações para desativar o Lixão do Jóquei

Mais dignidade para catadores de materiais recicláveis