08/06/2015 às 18:28

Mais de 26,5 mil inscritos para o cargo de conselheiro tutelar

Número é quase cinco vezes maior que o do último processo seletivo

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude


A secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis concedeu entrevista coletiva na tarde de hoje (8)
A secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis concedeu entrevista coletiva na tarde de hoje (8). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Atualizado em 8 de junho de 2015, às 16h16

As inscrições para conselheiro tutelar terminaram no domingo (7) com número recorde: 26.558. A quantidade é quase cinco vezes maior que a do último processo seletivo, em 2012, quando 5.407 pessoas se habilitaram para concorrer a uma vaga em um dos 40 conselhos tutelares de Brasília.

O período para se inscrever começou em 19 de maio, pelo endereço eletrônico www.eleicoes.criancadf.com.br, que recebeu mais de 332 mil acessos. Em média, o tempo gasto para preencher os dados e confirmar a inscrição foi de cinco minutos. Os últimos dias foram os mais movimentados. Entre 3 e 5 de junho, o site chegou a receber 167 cadastros por hora — 3.988 por dia.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (8), no Palácio do Buriti, a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis, disse estar surpresa com a quantidade de inscritos. “O interesse de tantas pessoas é importante para qualificarmos ainda mais o processo.” Ela afirmou que o salário, de R$ 4.684,66, pode ter sido um atrativo. “A remuneração é boa, mas esse é um motivo a mais para fazermos uma avaliação criteriosa na escolha dos candidatos.”

Os conselheiros dedicam-se exclusivamente ao cargo e trabalham no esquema de plantão. Todos os conselhos funcionam 24 horas, sete dias por semana. A secretária definiu a função do profissional como uma ponte entre os jovens e os órgãos do sistema de Justiça. “É ele que está na linha de frente para garantir a preservação da juventude negligenciada.”

As regiões administrativas que tiveram mais inscrições foram Ceilândia (1.660), Águas Claras (1.573) e Taguatinga (1.556). O gasto previsto para o processo seletivo e eleitoral é de R$ 8 milhões, custeados pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal e pelo governo de Brasília.

Próximas fases
Em 5 de julho, os mais de 26 mil inscritos farão a prova de conhecimentos específicos. Quem obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% das questões da prova será habilitado e passará para a fase de documentação. Serão três horas para resolver 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma.

Aqueles que atenderem aos critérios estabelecidos pela secretaria e forem aprovados na prova de conhecimentos específicos participarão de uma votação aberta, em 4 de outubro, que elegerá 200 conselheiros titulares e 400 suplentes.

Para ser conselheiro tutelar, é preciso preencher requisitos como ter mais de 21 anos, morar há pelo menos dois anos na região administrativa a que se candidatou e comprovar experiência de no mínimo três anos com crianças e adolescentes. Além disso, é preciso ter ensino médio completo. É permitida a reeleição apenas uma vez.

Locais de prova
Os candidatos podem acompanhar os próximos passos do processo seletivo pelo site, onde serão divulgados locais e horários de prova, em 30 de junho. A cópia do comprovante do cadastro também pode ser retirada no endereço eletrônico, na aba Inscrições.

Processo seletivo para conselheiro tutelar
Número de inscritos em 2012: 5.407
Número de inscritos em 2015: 26.558
Prova de conhecimentos específicos: 5 de julho
Divulgação do horário e do local de prova: 30 de junho

Leia também:

Inscrições para conselhos tutelares superam expectativas

Veja a galeria de fotos: