24/06/2015 às 14:27, atualizado em 23/06/2016 às 16:10

Corpo de Bombeiros completa 51 anos em Brasília

Programação inclui eventos comemorativos até novembro

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília – 4.5.2015

Em 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora 159 anos de criação e 51 de implantação em Brasília. Para celebrar, diversas atividades serão realizadas até novembro.

Desta quarta-feira (24) até 5 de julho, a exposição que esteve no JK Shopping na última semana, abrindo as comemorações, estará no Boulevard Shopping, na Asa Norte. Durante o período, além de fotos e materiais de uso dos militares, haverá apresentações da banda de música do Corpo de Bombeiros, oficinas de primeiros socorros e passeios em viaturas, com programação específica a ser divulgada no local e no site da corporação.

Também começa hoje, a partir do meio-dia, o período de inscrições para a 25ª Corrida do Fogo, no site www.corridadofogodf.com.br, até que se esgotem as 4 mil vagas; a taxa é de R$ 70. O evento esportivo realizado em 1º de agosto, em percursos de 5 km e de 10 km e largada e chegada em frente ao Museu da República.
Outra competição esportiva da programação é a maratona aquática Travessia do Fogo, marcada para o dia 27 deste mês, no Lago Paranoá. As inscrições estão encerradas, e a entrega dos kits de prova aos inscritos ocorre até quinta-feira (25), no Pátio Brasil Shopping. O torneio é aberto ao público, que pode assistir às provas.

programacao aniversario bombeiros agencia brasiliaAinda em junho, no dia 28, a população poderá conhecer mais do trabalho dos bombeiros. Um evento no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, reunirá exposições, oficinas e passeios, tudo de graça.

Já em setembro, também no Parque da Cidade, a população poderá assistir ao Bombeiro Durão, que inclui provas para os bombeiros com atividades específicas de salvamento e de combate a incêndio. Será uma seletiva para a competição mundial, que segue a mesma linha.

História
O Corpo de Bombeiros no Brasil foi fundado em 2 de julho de 1856 pelo Imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças, de forma a dar maior eficiência aos serviços de combate a incêndio.

Em 1889, após a Proclamação da República, o nome mudou para Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, o órgão passou a ser chamado de Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a implantação da corporação no Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 51 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.