26/06/2015 às 19:59

Inaugurada mostra sobre futebol na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião

As 30 imagens da exposição itinerante devem percorrer outros locais semelhantes do DF, em contrapartida ao Fundo de Apoio à Cultura

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Os 149 adolescentes, entre 13 e 18 anos, da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião desfrutarão por 15 dias, a partir desta sexta-feira (26), da exposição Vamos Jogar Bola!, do fotógrafo brasiliense Beto Barata, resultado de um livro de mesmo nome lançado em junho de 2014, na Copa do Mundo no Brasil.

O projeto resgata a infância do profissional quando ele jogava futebol na rua em Taguatinga. Além disso, tem o objetivo de descontruir o mito de que em Brasília não há futebol. “Aqui temos futebol sim, temos jogadores que saíram daqui, times que foram campeões da série B ou da Copa Brasil, como ocorreu com o Brasiliense em 2012”, justificou o fotógrafo, que conversou sobre esporte com 13 internos.

Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura, e também do Ministério da Cultura, as 30 imagens em preto e branco estão expostas em uma sala da unidade como forma de contrapartida — retorno social para a comunidade. É o segundo local a receber a obra, depois da Unidade de Internação do Recanto das Emas.

As imagens foram clicadas em vários campos, improvisados ou não, das regiões administrativas, como São Sebastião, Estrutural, Vila Planalto e Varjão. Na inauguração de hoje, Barata doou as fotos da mostra para a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, assim como o livro. A pasta informou que fará um cronograma para que todas as seis unidades exponham o material.

Para a diretora de ensino na unidade, Ghisa Porto, a oportunidade de os adolescentes terem contato com cultura não tem preço: “Os meninos não têm acesso a isso, muitas vezes abandonam a escola muito cedo, não conseguimos nem saber em qual série eles estão; por isso, levar a informação e conhecimento é muito significativo”.

Quem é
Beto Barata é brasiliense e tem 46 anos. Começou a carreira de fotógrafo em 1996 como estagiário no Correio Braziliense. Trabalhou em sucursais e em revistas como Isto é Gente, Época e Carta Capital. A exposição Vamos Jogar Bola! esteve no Museu Nacional da República durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Vamos Jogar Bola!
Exposição de 30 fotos de Beto Barata
De hoje (26) a 11 de julho
Na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião
Acesso restrito

Veja a galeria de fotos: