28/06/2015 às 16:56, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Caravana da Juventude Negra será lançada em Santa Maria

Durante a semana, carreta oferecerá cursos, oficinas e palestras para os jovens da região administrativa

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Até setembro, 12 regiões administrativas receberão durante uma semana a Caravana da Juventude Negra. Dentro de uma carreta equipada com computadores, mesa de som e ilha de edição de vídeo, serão ministrados cursos de informática, de sites e páginas nas redes sociais, de cinegrafista, entre outros. No espaço ainda terão oficinas e palestras sobre empreendedorismo.

O objetivo do projeto é promover a inserção dos jovens negros no mercado de trabalho, focando em áreas atrativas para essa faixa etária, como a tecnologia da informação e o audiovisual. “Com isso, o Estado dá um passo para a efetivação de políticas afirmativas, essenciais ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial”, afirma Vera Araújo, secretária-adjunta de Igualdade Racial da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A primeira região visitada será Santa Maria. De segunda-feira (29) a sábado, 4 de julho, das 8 às 21 horas, a carreta estará estacionada próximo à administração regional, na Avenida Alagados. As turmas têm de 8 a 50 vagas, dependendo da atividade, e os formulários de pré-inscrição estão disponíveis na internet. No entanto, a inscrição será feita no local e por ordem de chegada.

Segundo o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Victor Gonçalves, os cursos servirão de motivação, de “porta de entrada” para os jovens investirem numa profissão.

A Caravana da Juventude Negra é resultado de um convênio entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Os recursos para o projeto vêm do governo federal.

Veja a programação e o número de vagas de cada atividade — válida para todas as regiões administrativas.

Caravana da Juventude Negra
De 29 de junho a 4 de julho de 2015
Das 8 às 21 horas
Próximo à administração regional — Avenida Alagados, QC 1, Área Especial, Lote B, Santa Maria
Gratuito
Acesse a ficha de inscrição.