29/06/2015 às 21:55, atualizado em 22/07/2016 às 17:09

Chácaras em núcleo rural de Planaltina recebem visitantes

Iniciativa da Emater-DF visa integrar produção agrícola e turismo no campo. Aves exóticas, plantas ornamentais e café colonial são alguns dos atrativos de projeto piloto que segue até 15 de novembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Emater-DF

Nove agricultores familiares da Colônia Agrícola Rajadinha I, em Planaltina, abriram as portas das chácaras para receber a população. Até 15 de novembro, por meio de visitas agendadas, quem for àquelas propriedades conhecerá as diversas atividades econômicas da região, como artesanato, criação de aves exóticas, plantações de orgânicos, de flores e de espécies ornamentais e café colonial. As histórias de cada produtor e as formas de cultivo são apresentadas pelas próprias famílias.

A iniciativa denominada Circuito Rajadinha faz parte de um projeto piloto formatado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A ideia é criar um polo de visitação turística que, ao mesmo tempo, ofereça opção de lazer aos brasilienses e fortaleça a economia do campo. A colônia agrícola fica a aproximadamente 20 quilômetros de Planaltina, pela DF-130, e a 60 quilômetros do Plano Piloto, via BR-020 (saída para Sobradinho) ou DF-001 (veja o mapa).

Inauguração
A temporada de visitas começou no domingo (28) com uma feijoada na chácara Isasbelas, uma das integrantes do circuito. O evento reuniu cerca de 60 participantes, e a arrecadação será utilizada para confeccionar placas que identifiquem o caminho até as propriedades.

Segundo Zaida Regina da Silva, turismóloga e extensionista da Emater-DF, o dinheiro também servirá para a estrutura da Feira da Colônia, que ocorrerá em 19 e 20 de setembro, no Sítio Florida. Nos dois dias, haverá exposição e venda de produtos agroindustriais, flores, plantas ornamentais e alimentos orgânicos da região. Além disso, um dos produtores exibirá um museu particular de equipamentos agrícolas.


Circuito Rajadinha

Visita a chácaras de produtores rurais
Até 15 de novembro de 2015
Colônia Agrícola Rajadinha I — Planaltina-DF
Agendamento pelos telefones 9989-1861 e 9988-1915

como chegar rajadinha Agencia Brasilia