30/06/2015 às 14:25

Divulgados os locais de prova para concurso de conselheiro tutelar

Avaliação ocorrerá no domingo, 5 de julho. Quase 26,6 mil pessoas disputam vagas nas 40 unidades do DF

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Atualizado em 30 de junho de 2015, às 16h07

Os locais de realização da prova objetiva para os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar do Distrito Federal do quadriênio 2016-2019 já estão disponíveis para consulta. As informações podem ser encontradas na página do site que trata do processo de escolha dos novos membros. São 26.588 inscritos, que concorrem a vagas nos 40 conselhos do DF.

A avaliação terá 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções cada uma. O certame medirá o conhecimento dos candidatos quanto a temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Convivência Familiar e a Constituição Federal, além de outros assuntos especificados no edital. Os candidatos deverão chegar ao local da prova com uma hora de antecedência e levar documento oficial de identificação com foto e caneta de material transparente com tinta de cor preta. 

A prova ocorrerá em 5 de julho, das 13 horas às 17h30, em 18 escolas do Distrito Federal. O gabarito preliminar sairá no dia seguinte, 6 de julho, e os candidatos terão dos dias 7 a 9 para questionar o resultado. Os candidatos aprovados na prova de conhecimentos específicos serão habilitados e passarão para a fase de análise de documentação. As etapas seguintes do processo compreendem registro de candidatura, eleição — por meio de voto direto, secreto e facultativo — e curso de formação inicial, com frequência obrigatória e carga horária mínima de 40 horas semanais.

Requisitos 
Para se candidatar a conselheiro tutelar, o cidadão deve obedecer aos seguintes critérios: ser brasileiro, ter 21 anos ou mais e ensino médio completo, morar há pelo menos dois anos na região administrativa a que se candidatou e comprovar experiência de, no mínimo, três anos na área de crianças e adolescentes. É permitida a reeleição apenas uma vez.

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o conselho tutelar é responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Um conselheiro recebe R$ 4.684,66 e dedica-se exclusivamente ao cargo, com trabalho em esquema de plantão. Todos os conselhos funcionam 24 horas, sete dias por semana.

Leia também:

Mais de 26,5 mil inscritos para o cargo de conselheiro tutelar