02/07/2015 às 18:05

Civis e militares são homenageados pelo Corpo de Bombeiros do DF

Chefe do Executivo local e outros integrantes do governo de Brasília foram agraciados com a mais elevada comenda da corporação

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

No dia em que comemora 159 anos de existência e 51 de Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) homenageou mais de 350 civis e militares com a Ordem do Mérito Bombeiro Militar Imperador Dom Pedro II.

A solenidade desta manhã (2) contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que recebeu o título de grão-mestre — o mais alto grau em ordens de mérito. “Este é um momento de muita alegria para mim, uma oportunidade de parabenizar essa instituição que honra os brasileiros e que desperta enorme carinho por parte de todos os cidadãos.” Ele ressaltou a contribuição do Corpo de Bombeiros para a melhoria nos índices da segurança pública e a queda dos casos de dengue.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, lembrou a história da instituição e agradeceu os homenageados. “Obrigado por olharem a nossa corporação com muito carinho e apoiarem seu desenvolvimento.”

Também foram condecorados o vice-governador do DF, Renato Santana, e todos os secretários de Estado, além de administradores regionais, outros servidores da administração pública local e ex-integrantes do governo.

Comenda
A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II é a mais elevada comenda da corporação. Tem como finalidade agraciar civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros do DF.

História
O Corpo de Bombeiros no Brasil foi fundado em 2 de julho de 1856 pelo Imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.

Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a implantação da corporação no Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 51 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Acesse a programação completa do aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Leia também:

Apoio aéreo no combate a incêndios florestais

Número de homicídios é o menor registrado em sete anos

De janeiro a junho, dengue diminui 27,71% em relação a 2014

Veja a galeria de fotos: