04/07/2015 às 12:16

Polícia Montada faz operação antidroga no Setor Comercial Sul

Divididos em 30 grupos, militares com cem cavalos percorreram todas as quadras da região e áreas vizinhas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Regimento de Polícia Montada do Distrito Federal realizou nessa sexta-feira (3) operação com cem cavalos no Setor Comercial Sul. Divididos em 30 grupos, os militares percorreram todas as quadras da região e algumas do início da Asa Sul. O foco da atividade foi combater o porte e o tráfico de drogas. Duas pessoas com 100 gramas de maconha foram levadas à 1ª Delegacia de Polícia, mas apenas um menor acabou detido por assumir a responsabilidade pelo entorpecente. 

Segundo o comandante do regimento, tenente-coronel Leandro Schweitzer, o uso de drogas costuma ter ligação direta com um dos crimes que apresentou aumento nos primeiros seis meses do ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior: o roubo a pedestre. “O policiamento montado tem a característica de estar mais próximo da população e acaba sendo bem ostensivo, evitando o crime”, destaca. Foram 15.676 registros em 2014 contra 16.112 em 2015 — acréscimo de 2,8%.

Dos cavalos que participaram da ação, 30 são novos e andaram em piso asfaltado pela primeira vez. De acordo com o tenente-coronel Schweitzer, a atividade é importante para que os animais se adaptem a ambientes onde há grande movimentação. “É um risco controlado ao qual precisamos submeter os cavalos para que, quando tivermos de atuar com mais energia, não sejamos surpreendidos por algum problema.” A intenção, informa o comandante, é que ações como essa ocorram pelo menos uma vez por mês, em outras áreas de Brasília.

Antes de seguirem para o local da operação, os militares passaram pelo Eixo Monumental e pelo início da Esplanada dos Ministérios, onde fizeram um breve treinamento com os animais.

Estrutura
O Regimento de Polícia Montada tem 200 cavalos, divididos em seis pelotões que atendem toda a capital. Até o fim do ano, há previsão de chegarem 40 animais comprados em 2014 que ainda não foram entregues pelo fornecedor.

Em abril, o governo reativou o policiamento montado do Parque da Cidade, de onde os cem cavalos da operação dessa sexta-feira saíram no início da tarde e para onde retornaram às 21 horas.

Leia também:

Parque da Cidade agora tem policiamento montado

Veja a galeria de fotos: