09/07/2015 às 13:30

Secretaria distribui carros para reforçar frota das Polícias Civil e Militar

Pasta da Segurança Pública e da Paz Social repassará 89 veículos para serviços de patrulhamento e administrativos, além de atividades à paisana

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

As frotas das Polícias Civil e Militar passam a contar, cada uma, com 40 carros cedidos pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Outros nove veículos seguem para a Secretaria de Justiça e Cidadania. Os automóveis vão reforçar os trabalhos administrativos, de patrulhamento e de atividades à paisana — nos quais os policiais estão em serviço, porém, sem uniforme e identificação visível.

São viaturas anos 2002, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2012, das marcas Fiat, Renault, Volkswagen e Nissan. Antes de entrarem em atividade, todas elas vão passar por revisão e, na sequência, seguir para as unidades, substituindo as mais antigas.

A distribuição dos automóveis foi possível depois que a atual gestão da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social decidiu centralizar o sistema de transporte dos funcionários, o que vai proporcionar o uso compartilhado de 160 carros. Anteriormente, cada subsecretaria tinha viaturas próprias.

A secretária-adjunta da pasta, Isabel Figueiredo, afirma que a racionalização permitiu uma economia de gastos com combustível e com a manutenção dos automóveis. Segundo ela, a cessão dos automóveis não prejudicará os serviços diários desempenhados nas unidades. “Percebemos que poderíamos abrir mão de alguns deles”, garante.

De janeiro a maio deste ano, a secretaria economizou R$ 230.389 com abastecimento, em comparação ao mesmo período do ano passado. Existem ainda outros 35 carros para serem leiloados. Antes, porém, a pasta fará um levantamento para avaliar os valores de mercado.

Veja a galeria de fotos: